Técnicas de Yoga auxiliam em tratamentos para a mente

Cada vez mais entendemos a importância da respiração para acalmar o sistema nervoso. Aplicando técnicas simples como: inspirar profundamente, expandindo a barriga, fazendo uma breve pausa e em seguida soltando o ar bem devagar, repetindo 5 vezes, pode auxiliar a acalmar o seu sistema nervoso, reduzir o estresse, aumentar o estado de alerta e melhorar o sistema imunológico. Por séculos, os yogis vêm usando técnicas de controle da respiração, ou pranayamas, para promover a concentração e melhorar a vitalidade.

Vários estudos já comprovaram que a prática de respiração pode ajudar a reduzir os sintomas associados com a ansiedade, a insônia, o transtorno de estresse pós-traumático, a depressão e o déficit de atenção.  Ainda existem muitos estudos científicos sobre como a respiração controlada podem auxiliar tratamentos para a mente. Uma das teorias, explicadas Richard Brown (professor clínico associado de Psiquiatria da Universidade de Colúmbia e coautor de “The Healing Power of the Breath”)  é que a respiração controlada muda a resposta do sistema nervoso autônomo do corpo, que controla processos inconscientes como a frequência cardíaca e a digestão, assim como a resposta do corpo ao estresse.

A forma com que respiramos manda sinais para nosso cérebro ajustando o ramo parassimpático do sistema nervoso, se fizemos essa respiração de forma controlado podemos diminuir a frequência cardíaca e a velocidade da digestão e promover uma sensação de calma, e também do sistema simpático, que controla a liberação de hormônios do estresse como o cortisol.

Então, doenças como a ansiedade e a depressão, são desencadeadas ou agravadas pelo estresse, se respirarmos de maneira lenta e constante, seu cérebro irá receber a mensagem de que está tudo bem e ativa a resposta parassimpática, causando efeitos de  magnitude semelhante a um antidepressivo. Quando você respira de maneira curta e rápida ou segura a respiração, a resposta simpática é ativada.