5 dicas da Ayurveda para ter uma boa digestão

A medicina Ayurveda tem como objetivo promover longevidade, vitalidade, saúde física, mental e emocional. Ela funciona para prevenir doenças e melhorar a saúde do corpo e da mente. 

A alimentação tem relação direta com o desenvolvimento ou prevenção de doenças, tudo que consumimos tem impacto no nosso estado físico e emocional, pois alguns órgãos podem ser uma porta de entrada para diversos problemas de saúde. Somos aquilo que consumimos, então para termos uma boa digestão, e evitarmos problemas de saúde, devemos cuidar o que ingerimos, para assim termos uma boa digestão.

Veja, abaixo, dicas de hábitos que podem ajudar na boa digestão:

1 – Escolha os alimentos
Cada indivíduo possui um dosha, e cada dosha conta com uma série de alimentos indicados para alcançar o seu equilíbrio, por isso acredita-se importante identificar quais os alimentos mais adequados para o seu perfil. Nem sempre, um alimento que é considerado saudável, é indicado para todos, por isso respeite os sinais de seu corpo e escolha os alimentos mais indicados para o seu perfil.

2 – Evite exageros
Excessos na alimentação podem causar mal estar, busque sempre a moderação. Nosso estômago pode ser dividido em 4 partes: dois quartos deve ser preenchido por alimentos, um quarto com um pouco de água (nunca gelada) ou chá de ervas e o último quarto deve ficar vazio. Lembre-se tudo em excesso faz mal e isso vale para a alimentação.

3 – Cozinhe os alimentos
Nosso corpo é quente, então alimentos cozidos são mais facilmente digeridos, por isso sempre dê preferência para alimentos cozidos.

4 – Rotina do sono
Mantenha uma rotina no horário de dormir, pois fizemos grande parte da digestão dos alimentos a noite, enquanto dormimos. Durante a digestão efetuamos a limpeza e desintoxicação do organismo.

5 – Chá de gengibre
Meia hora antes de cada refeição, prepare a seguinte receita: uma xícara de chá de gengibre, com três gotas de sumo de limão e uma pitada de sal marinho. Essa bebida tem o poder de  promover a formação das enzimas que auxiliam em uma boa digestão.