O que você sabe sobre o Kapha Dosha?

Você dorme bastante? Costuma ganhar peso facilmente? Tem desinteresse por atividades físicas? O seu Kapha Dosha provavelmente está fora de equilíbrio. Se você ainda não está convencido, conheça as características de cada Dosha em nosso teste para descobrir qual o seu Dosha dominante e quais deles estão em desequilíbrio. Mesmo se o Kapha não for o seu Dosha dominante, ainda assim é importante se informar sobre ele e os demais para manter a sua saúde e bem-estar em dia.l

O que é?

Representado pelos elementos água e terra, o Kapha Dosha é definido como frio, úmido e pesado. Esses três aspectos determinam os sintomas e características desse Dosha, apresentados a seguir.

LEMBRANDO: Os Doshas são fundamentos da medicina ayurvédica responsáveis pelo estado fisiológico e mental da saúde humana. Por isso é necessário entender e mantê-los em equilíbrio.

Características:

Existem características físicas e emocionais que refletem o estado de equilíbrio dos Doshas de cada indivíduo. Abaixo estão algumas dessas principais características do Kapha Dosha:

Físicas:

– Pele grossa e oleosa

– Cabelos grossos, oleosos e ondulados

– Olhos grandes

– Baixa temperatura corporal

– Forte apetite

– Sono longo e profundo

Emocionais:

– Temperamento calmo e afetuoso

– Fala monótona

– Intelecto lento (demora para assimilar novas informações)

– Memória de longo prazo

Características reconhecidas como positivas           

Pessoas tipo Kapha, quando em equilíbrio, possuem uma ótima resistência e energia, além de apresentarem o humor calmo e estável. Assim, costumam ser carinhosos e afetuosos com aqueles ao seu redor. Além disso, possuem uma digestão regular e sono saudável.

Características reconhecidas como negativas

Entretanto, quando pessoas de Kapha Dosha estão fora de equilíbrio, costumam ganhar peso facilmente, apresentam sinais de obesidade e manifestam alergias no corpo inteiro. Além disso, elas dormem excessivamente e estão sempre com preguiça e cansados. Em casos extremos podem até mesmo sofrer de asma, diabetes e depressão.

Alimentos

No Ayurveda, quando se trata da nutrição é necessário consumir alimentos com aspectos opostos ao Dosha dominante. Assim, no caso do Kapha Dosha é importante consumir alimentos leves, secos e quentes, uma vez que o Kapha Dosha é caracterizado como pesado, úmido e frio. Recomenda-se sabores mais amargos e adstringentes.

Veja alguns alimentos que podem ser incorporados à dieta alimentar do dia a dia de uma pessoa com Kapha Dosha agravado:

– Vegetais (preparados no vapor): repolho, couve-flor, couve-de-bruxelas, cenoura, vagem, jiló, folhas verdes escuras (picantes e amargas), brócolis, acelga, alho, cebola, berinjela, couve.

– Frutas (leves): maçã, amora, framboesa, pera, frutas secas (tâmara, damasco, ameixa e uva-passa) e romã.

– Grãos (leves): cevada, milho e trigo.

– Leguminosas (preparadas com pouco caldo):  feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha.

– Pimentas e temperos: pimentas em geral, semente de mostarda e gengibre.



Por conta do metabolismo lento, pessoas de Kapha Dosha devem evitar alimentos mais pesados e gordurosos para não ganharem peso excessivo, além de evitar grandes refeições durante a noite. Assim, evite massas e outros carboidratos pesados. Para os não vegetarianos, evite o consumo de carne vermelha e prefira carnes brancas como frango e frutos do mar.  
Também é importante reduzir o consumo de derivados lácteos e óleos que aumentam o Kapha, optando por produtos menos calóricos, como manteiga Ghee. Adoçantes devem ser evitados, com exceção do mel por ser um pacificador do Kapha Dosha, mas ainda assim deve ser consumido de maneira moderada.









(Manteiga Ghee e Mel in Natura, disponíveis na loja online Sri Sri Ayurveda).
Link Manteiga Ghee: https://www.srisriayurveda.com.br/produto/ghee-68165
Link Mel in Natura: https://www.srisriayurveda.com.br/produto/mel-in-natura-300g-68169