Como escolher os melhores alimentos naturais
No momento da compra no supermercado dos alimentos para a casa, é necessário escolher os melhores alimentos (quanto mais naturais, melhor). Todos sabem disso, mas há muita confusão sobre o que realmente é considerado “bom” para a saúde, afinal de contas, existem produtos diets, lights, zero, orgânicos, entre tantas outras opções.
Na escolha por seguir uma alimentação saudável, com alimentos que possam somar positivamente quando falamos de saúde, a primeira observação a seguir é: não confie 100% nos produtos que indicam palavras como integral, saudável, etc. O indicado é observar os ingredientes do produto, por exemplo, ao comprar farinha integral, dentre esses ingredientes listados no verso da embalagem do produto, deve conter ingredientes integrais. Essa observação é realmente importante para não deixar passar, pois com a alimentação realmente saudável, mais fibras e nutrientes farão parte do seu dia a dia.
Você já ouviu falar em “alimentos orgânicos”? eles estão ganhando força em todo mercado nacional, isso porque os alimentos processados têm aditivos químicos, conservantes que prejudicam o bom funcionamento do organismo. Já os orgânicos, apesar de serem de valor um pouco mais elevado, são naturais.
Confira outras dicas que auxiliarão no momento de escolher os melhores alimentos naturais:
- alimentos processados podem causar alergias alimentares, problemas gastrointestinais, como diarreia e náusea.
- As fibras nos proporcionam muitos benefícios, como melhora função intestinal, diminui a absorção de gordura, ajuda no controle do colesterol e da glicose.
- Os produtos diets são muitas vezes vinculados de forma errada a perda de peso. Por isso, para adoçar alimentos, esqueça o açúcar refinado branco e prefira o orgânico, ou até use substituições como mel ou frutas.
- Para garantir que um produto é, de fato, orgânico, procure o selo do Ministério da Agricultura.
- Para substituir o sal, temperos naturais são uma ótima escolha, eles valorizam o prato e ainda ajudam na saúde.
- Produtos naturais são facilmente encontrados em feiras e lojas específicas de produtos naturais, normalmente disponibilizadas nos centros das cidades.
- A páprica é uma ótima escolha, sendo fonte de vitaminas e com ação anti-inflamatória. É feita a partir do pimentão e tem sabor intenso.
- Nunca compre alimentos com aparência duvidosa.
- Evite comprar vegetais com furos, manchas ou indícios de bolor.
- Dê preferência a frutas e legumes com a casca lisa e brilhante. Evite as que tiverem “furinhos”, que podem sinalizar a presença de larvas ou insetos.