Como escolher os melhores alimentos naturais

No momento da compra no supermercado dos alimentos para a casa, é necessário escolher os melhores alimentos (quanto mais naturais, melhor). Todos sabem disso, mas há muita confusão sobre o que realmente é considerado “bom” para a saúde, afinal de contas, existem produtos diets, lights, zero, orgânicos, entre tantas outras opções.

Na escolha por seguir uma alimentação saudável, com alimentos que possam somar positivamente quando falamos de saúde, a primeira observação a seguir é: não confie 100% nos produtos que indicam palavras como integral, saudável, etc. O indicado é observar os ingredientes do produto, por exemplo, ao comprar farinha integral, dentre esses ingredientes listados no verso da embalagem do produto, deve conter ingredientes integrais. Essa observação é realmente importante para não deixar passar, pois com a alimentação realmente saudável, mais fibras e nutrientes farão parte do seu dia a dia.

Você já ouviu falar em “alimentos orgânicos”? eles estão ganhando força em todo mercado nacional, isso porque os alimentos processados têm aditivos químicos, conservantes que prejudicam o bom funcionamento do organismo. Já os orgânicos, apesar de serem de valor um pouco mais elevado, são naturais.

os melhores alimentos naturais - Orgânicos
os melhores alimentos naturais – Orgânicos

Confira outras dicas que auxiliarão no momento de escolher os melhores alimentos naturais:

  • alimentos processados podem causar alergias alimentares, problemas gastrointestinais, como diarreia e náusea.
  • As fibras nos proporcionam muitos benefícios, como melhora função intestinal, diminui a absorção de gordura, ajuda no controle do colesterol e da glicose.
  • Os produtos diets são muitas vezes vinculados de forma errada a perda de peso. Por isso, para adoçar alimentos, esqueça o açúcar refinado branco e prefira o orgânico, ou até use substituições como mel ou frutas.
  • Para garantir que um produto é, de fato, orgânico, procure o selo do Ministério da Agricultura.
  • Para substituir o sal, temperos naturais são uma ótima escolha, eles valorizam o prato e ainda ajudam na saúde.
os melhores alimentos naturais - Podem ser feitas substituições
os melhores alimentos naturais – Podem ser feitas substituições
  • Produtos naturais são facilmente encontrados em feiras e lojas específicas de produtos naturais, normalmente disponibilizadas nos centros das cidades.
  • A páprica é uma ótima escolha, sendo fonte de vitaminas e com ação anti-inflamatória. É feita a partir do pimentão e tem sabor intenso.
  • Nunca compre alimentos com aparência duvidosa.
  • Evite comprar vegetais com furos, manchas ou indícios de bolor.
  • Dê preferência a frutas e legumes com a casca lisa e brilhante. Evite as que tiverem “furinhos”, que podem sinalizar a presença de larvas ou insetos.