Em nossa rotina diária nos preocupamos em tomar banho para limpar o nosso corpo, escovamos os dentes para manter a saúde bucal em dia, lavamos os cabelos para ter fios limpos e saudáveis. Cuidamos do ambiente externo diariamente, mas… e da nossa mente, dos nossos pensamentos, o que fazemos para mantê-los livres da “sujeira emocional”? O ideal é aprendermos sobre meditação e a mente, pois a mente também precisa de atenção!

A nossa vida é, também, reflexo do que pensamos e no que acreditamos. Até a física já conseguiu provar que a energia acumulada em nós tem poder sobre o nosso comportamento diante da vida. Se nutrirmos pensamentos positivos e elevados, nosso caminho tende a ser mais leve e feliz. Ao passo que, manter energia e emoções negativas, só dificultam o fluxo natural da vida, a solução dos problemas e ajudam no aparecimento das doenças físicas e emocionais.

Meditação e a mente
Meditação e a mente

É sabido que a nossa mente tem uma tendência natural de não se manter no momento presente, no aqui e agora. É comum pessoas dizerem que a mente “viaja” para tarefas ou compromissos futuros, que resultam em ansiedade (apontado como o “mau do século”) ou ainda volta à acontecimentos do passado, num sinal de nostalgia, arrependimento ou culpa. Toda essa confusão mental causa doenças físicas e principalmente emocionais, que nem sempre são de fácil diagnóstico ou cura.

Talvez uma das boas redescobertas deste século tenha sido o grande benefício da prática da meditação em nossa rotina. Ela não só resulta em estados profundos de relaxamento e paz como é capaz de apagar da nossa mente emoções negativas, transformando-as em sentimentos bons. A renomada Universidade de Havard já publicou alguns artigos sobre o assunto e conseguiu provar, após vários anos de estudo, que a estrutura cerebral de meditadores experientes é diferente das pessoas que não meditam. A produção de determinadas substâncias químicas em decorrência da meditação é capaz de aliviar sintomas de depressão e outras doenças emocionais. (Fonte para leitura https://scholar.harvard.edu/sara_lazar).

Meditação e a mente 1
Meditação e a mente

Para descomplicar a fama de que “eu não consigo meditar” ou “a minha mente não para”, daremos a seguir algumas dicas bem úteis para quem deseja iniciar nessa prática tão simples quanto eficaz:

– Para meditar não é preciso esvaziar a mente, afinal, é para isso que ela existe: pensar!

– Os pensamentos vem e vão como nuvens, apenas não se apegue à eles e saiba que outros e outros virão…

– Meditação não é sinônimo de concentração; quanto mais estivermos relaxados e à vontade durante o processo, mais profunda será a meditação.

– A prática regular é o segredo do sucesso. Comece hoje, faça amanhã e depois de amanhã… Sua experiência deve evoluir com o tempo. Tenha paciência e compaixão com você mesmo!

A organização internacional Arte de Viver tem em sua grade de cursos um que é voltado para ensinar de forma simples e profunda essa prática. Acesse o site www.artedeviver.org.br e veja a agenda dos cursos Sahaj Samadhi. Você verá que meditar é a natureza da nossa mente, que os pensamentos fazem parte e que tudo pode conviver em harmonia.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os amigos e comente aqui. A sua opinião é muito importante para nós!