Ayurveda e a mente

A mente é complexa, composta por 2 tipos de aspectos: delicados e rígidos. Aspectos delicados determinam o bem-estar, a leveza e a felicidade, proporcionando sensações de bem-estar ou desagrados devido ao fato de, muitas vezes, as pessoas ao redor não estarem na mesma sintonia. Já os aspectos rígidos são a resistência, a rispidez e a insensibilidade, comumente presentes em momentos mais difíceis. Essas vibrações negativas são naturalmente transferidas para outros momentos da vida e influenciam as pessoas ao redor. A relação entre a Ayurveda e a mente está na busca por equilibrá-la em conjunto com o restante do ser.

Ayurveda e a mente - Tranquilidade
Ayurveda e a mente – Tranquilidade

A mente está em constante funcionamento, ocupada com eventos do passado e presente e planos para o futuro. Com esses pensamentos recorrentes, as pessoas perdem a oportunidade de se conectar de fato com o presente e apreciar a natureza, a beleza das coisas e aproveitar tudo o que a vida tem a oferecer a cada momento.

As técnicas e os ensinamentos da Ayurveda mostram como viver em harmonia todos os dias. Um exemplo disso é praticar yoga e meditação, pois podem proporcionar o equilíbrio entre os diferentes estados da mente.

Existem, também, diversos fatores que influenciam a mente, como os lugares em que o indivíduo convive, podendo causar sentimentos, sensações (positivas ou negativas) nos diferentes ambientes, seja em casa, no local de trabalho ou mesmo durante as férias. Por isso, é tão importante praticar a meditação para descansar a mente, estar em contato com o eu interior e a saber lidar com os desafios diários da vida.

A Ayurveda reforça a importância do autoconhecimento, da prática de yoga e meditação e de compreender o dosha predominante para adequar sua alimentação. Os diferentes tipos de alimentos, principalmente, os não indicados, podem influenciar a mente de forma negativa por dias. Manter um estilo de vida mais equilibrado e seguir uma alimentação correta para o seu organismo (dosha) são atitudes simples que podem melhorar muito o estado da sua mente e a sua qualidade de vida.

Descubriu a relação entre Ayurveda e a mente? Será um prazer ouvi-lo. Nos conte o que achou do conteúdo, o que importa é sua satisfação! Buscamos sempre o melhor para você viver bem.