Hidratação e dieta para o inverno

Na Ayurveda a alimentação é significado de vida e de nutrir não apenas o corpo, mas também a alma. As estações são mais do que simples mudanças de época durante o ano, consistem em uma oportunidade de informar-se sobre o quanto cada estação afeta o seu dosha e entender os cuidados necessários para mantê-lo equilibrado.

A prática da anti-ama, por exemplo, é uma desintoxicação necessária para a virada da estação: a limpeza de resíduos acumulados no organismo da última estação tem o objetivo de melhorar a potência digestiva e de contribuir para a saúde e o rejuvenescimento. Essa desintoxicação inclui a ingestão adequada de alimentos ricos em nutrientes, hidratação, meditação, atividades físicas regulares e o descanso.

Hidratação e dieta para o inverno
Hidratação e dieta para o inverno

Por mais que a rotina alimentar seja elaborada para adequar-se a cada pessoa, as variações sazonais podem influenciar não apenas nos doshas individuais, mas na interação deles. Uma forma de direcionar o cardápio é realizar escolhas de alimentos que sejam opostas às características de cada estação.

Com a chegada do inverno, a temperatura fica predominantemente fria e úmida e, com essas mudanças, o Agni é acentuado, assim, permitindo o consumo de alimentos mais substanciais.

Para o equilíbrio sazonal, recomenda-se o consumo de algumas frutas fortes no inverno: abacate, abiu, cupuaçu, mamão-formosa. Hortaliças e legumes também fortes, como abóbora-japonesa, batata-doce amarela, cenoura com folhas, coentro, couve, espinafre e ervilha comum.

Hidratação e dieta para o inverno - Dinacharya
Hidratação e dieta para o inverno – Dinacharya

Agora que já sabe das particularidades da estação, confira algumas dicas de hidratação e dieta especial para incluir na sua dinacharya:

– A hidratação, antes de tudo, significa manter a dieta equilibrada e beber água, que auxilia no desempenho das funções no equilíbrio; os doshas mais afetados nesta época são Kapha e Vata. Portanto, ambos devem tomar os cuidados necessários para amenizar as influências. Kapha precisa afastar-se de açúcar, alimentos frios, de natureza fria, gorduras e óleos e preferir alimentos compatíveis com o seu equilíbrio, como os temperos: pimenta-do-reino, pimenta-malagueta, gengibre seco e sálvia.

– Já Vata, nesta época, deve evitar alimentos frios, secos e amargos. O Mel SriSri Ayurveda é uma opção para Vata. Veja no link: https://www.srisriayurveda.com.br/produto/mel-in-natura-300g-68169

– Outra ideia boa para o frio da estação é Chai para se aquecer. Conheça o Chai Sri Sri Ayurveda, elaborado artesanalmente com uma combinação de chá-preto e especiarias: https://www.srisriayurveda.com.br/produto/chai-200g-68206

– Além da alimentação, é importante atentar-se à saúde da pele, exposta às mudanças climáticas, com a utilização de produtos adequados e manter a rotina de hidratação. O nosso Kit Hidra Plus é indicado para as peles secas e contribui para uma pele hidratada. Confira: https://www.srisriayurveda.com.br/produto/kit-hidra-plus-68120

– Para desintoxicar os olhos, os indianos costumam adicionar uma gota morna de ghee nos cantos interiores dos olhos. Confira nosso Ghee Sri Sri Tattva: https://www.srisriayurveda.com.br/produto/ghee-68165

Entender as melhores fases de cada estação é uma forma de contribuir para a saúde integral: corpo, alma e espírito –  valores essenciais na Ayurveda.