Chegada do Inverno para ayurveda

Importante não só nas mudanças de roupas ou na hora de virar as folhas no calendário, as estações têm um papel que precisa ser observado na Ayurveda.

Existe uma conexão entre o universo e as pessoas, com influência dos ciclos que acontecem periodicamente. Os doshas são agravados nas estações com características parecidas com as suas, portanto, é necessário entender as influências e cuidados necessários para manter o equilíbrio entre o corpo, alma e espírito nas transições entre estações.

Assim como a natureza expressa-se em ciclos e é possível ver a sintonia entre ela e os animais, o homem também recebe interferências desses ciclos, afinal, está tudo interligado; e o corpo, igualmente, é afetado pelas mudanças.

chegada do inverno - agni
Chegada do inverno – Agni

O inverno já chegou mais quieto, contraído, juntamente com a temperatura fria e úmida. O Agni acentuado nessa época possibilita o consumo de alimentos mais substanciais.

A estação mais fria do ano afeta, principalmente, os doshas Kapha e Vata, e ambos devem tomar as precauções necessárias para amenizar essa influência: Kapha deve dedicar-se às atividades físicas e evitar o consumo de açúcar, alimentos frios como sorvete ou de natureza fria e também gorduras e óleos. Já Vata precisa aquecer-se, principalmente, para os dias ventosos, e afastar-se de alimentos frios, secos e amargos.

No Brasil, o inverno durará de 21 de junho a 22 de setembro, portanto, aproveite para conectar-se com a natureza e, por meio dos cuidados específicos para os doshas predominantes, contribua para a sua dinacharya. Afinal, cuidar de você no dia a dia é a melhor prevenção a todas as doenças.

Chegada do inverno - Chai
Chegada do inverno – Chai

Que tal um Chai para esquentar?

Chai Sri Sri Ayurveda – com 200g de uma saborosa combinação de chá-preto e especiarias (cardamomo, gengibre, canela e cravo) – um produto artesanal com aroma semelhante ao dos mercados indianos.