A jornada da consciência é uma evolução diária. A consciência tem diversas dimensões, individual e cósmica, conhecidas e desconhecidas. Pode ser definida como o nível de percepção mais profundo dos pensamentos, denominada como “consciência condicionada”, seguindo as leis do espaço e tempo. Consiste em todos os níveis de pensamentos: consciente, inconsciente e superconsciente.

Já a “não condicionada” caracteriza-se por todo o deslocamento da mente, o verdadeiro eu, presente na essência de cada um, simbolizada pelo livre movimento de emoções, sensações e ideias. O desenvolvimento espiritual demanda a transição da condicionada para não condicionada. A condicionada é o local onde ficam as lembranças, onde os sentimentos e as percepções podem ser alterados. É importante manter a mente condicionada longe da negatividade, que causa tristeza e/ou doenças.

Observar a capacidade e o conteúdo da consciência é um dos caminhos mais importantes para o desenvolvimento mental e espiritual. Mas, assim como todas as atividades da vida, é necessário saber como caminhar nesse contexto de uma forma saudável, com precauções e cuidados. A Ayurveda ensina técnicas de meditação, prayanas e asanas para ajudar a alcançar essa meta. Alcançar o sucesso da jornada da consciência é um verdadeiro aprendizado para vida, que possibilita transcender limitações materiais e perceber que precisamos, verdadeiramente, é estar dentro de cada um de nós.

O entendimento da consciência e do seu funcionamento possibilita destinar a energia para as ações certas, melhorar a capacidade de se relacionar, de observar o mundo, trabalhar o propósito e despertar para o amor em todas as atitudes. Ter uma consulta com um médico ou terapeuta ayurvédico pode proporcionar diversos benefícios na rotina e o viver com equilíbrio, saúde, bem-estar e eterna harmonia.