A medicina ayurvedica tem como grande objetivo contribuir para a prevenção dos desequilíbrios que levam ao desenvolvimento das doenças. Para isso, disponibiliza uma série de orientações de dieta e estilo de vida, especificas para cada dosha, e que seguem as estações do ano e os ciclos da natureza. Para a Ayurveda as especiarias e sementes são consideradas presentes sagrados da mãe natureza: vibrantes, energéticas e nutritivas, que possuem a capacidade de prevenir e tratar doenças. Além de estimular o paladar, provoca diferentes sensações na boca, corpo e mente, elas ainda são capazes de dar um toque de encanto especial aos pratos, com sabores, cores e aromas  inesperados.

Há muitas formas de utilizar as especiarias, podendo adicionar uma só a determinado prato ou preparar misturas combinando várias delas. Os massalas, são combinações dos temperos, capazes de equilibrar os doshas e consequentemente manter a saúde estável. Confira algumas especiarias e seu potencial terapêutico:

Cúrcuma: De cheiro forte e característico, a cúrcuma ou açafrão possui curcumina como seu principal princípio ativo, que apresenta diversas comprovações científicas para a saúde, como ser antioxidante, anti-inflamatória, antiviral e antifúngica. Ideal para Kapha, mas pode agravar Pitta.

Noz-moscada: Com sabor picante e peculiar, a noz-moscada é uma especiaria versátil e largamente utilizada, na culinária, como ingrediente em pratos salgados e doces. É estimulante, adstringente e contribui para amenizar os sintomas gastrointestinais e, ainda, é calmante. Para Vata, pode ser uma excelente alternativa para dar um toque especial ao leite morno antes de dormir.

Canela: De sabor picante, adstringente e doce, a canela é uma das especiarias mais antigas do mundo, utilizada, principalmente, para auxiliar no controle da glicemia. Possui ação estimulante, sudorífera, diurética, expectorante, adstringente e analgésica. Ideal para pacificar Vata e Pitta e estimular Kapha.

Mostarda: As sementes da mostarda podem ser brancas, castanhas ou pretas e atuam na medicina ayurvédica estimulando o Agni – fogo digestivo para melhor digestão. Apresentam sabor picante e são ideais para equilibrar Vata e Kapha.  

Pimenta-preta: Amplamente utilizada, a pimenta-preta é fonte de piperina ‒ princípio ativo que lhe confere seus benefícios. Desempenha ações antioxidante e antibacteriana, também, contribui para a digestão e perda de peso. Indicada para digestão fria de Vata.   

Gengibre: Ingrediente picante, amplamente utilizado em pratos típicos indianos e orientais e na cozinha inglesa. O gengibre é conhecido por seu benefício anti-inflamatório, que age na prevenção de gripes e resfriados, alivia inchaço e distensão abdominal provocada por toxinas. Indicado para Vata e Kapha.

Cravo: O cravo é muito utilizado na culinária devido ao aroma diferenciado que confere às preparações, porém possui propriedades funcionais que beneficiam o organismo, como digestivo, antiviral, antioxidante e antibacteriano. Pode ajudar a equilibrar Vata e Kapha, mas agrava Pitta.

Cominho: De aroma forte e relaxante, o cominho contribui para o bom funcionamento do fogo digestivo Agni e fortalecimento do sistema imunológico. Pode ser usado em pratos como sopas, legumes e caldos para equilibrar Vata.

Folha de Louro:  Com um aroma leve e característico, a folha de louro é comumente utilizada em pratos como molhos, feijões cozidos, cozimento de massas, entre outros. Possui propriedades antissépticas e antimicrobianas e, ainda, auxilia na indução do sono.   

Feno-grego: Conhecido por suas propriedades, é um ótimo antisséptico, anti-inflamatório e hipoglicêmico natural. Kapha é o dosha que mais se beneficia das especiarias e dos temperos mais picantes, como o feno-grego. É ideal para consumir no chá após as refeições, pois estimula.

Anis estrelado: De sabor picante e doce essa especiaria contribui para regular o apetite e fortificar Agni, facilitando a digestão. Ideal para diminuir Kapha e Vata e aumentar Pitta. Utilize em receitas, como mingau, doces e geleias.   

Sal negro: De extrema importância para o equilíbrio hídrico do organismo o sal é rico em sódio, porém deve-se usar com moderação. Usado em diversos pratos indianos o sal negro possui um sabor forte e característico e contém outros nutrientes, como ferro e potássio. Diversifique a culinária e experimente! 

Assa-fétida: De sabor amargo e picante, possui propriedades estimulantes e carminativa que auxilia na redução dos gases, é muito utilizada ralada no arroz e, é uma excelente alternativa para aliviar os gases provocados por feijões e lentilhas. Ideal para Vata e Kapha. 

Conheça os lançamentos de Masala de Sri Sri Tattva: Pitta Mix, Kapha Mix, Vata Mix e Kitchari!