Ayurveda e a saúde da pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e desempenha diversas funções, como proteção, termorregulação, função sensorial, secreção e excreção. É por meio dela que é possível sentir sensações de prazer, dor, regular a temperatura corporal e, ainda, ajudar a equilibrar os doshas.

Na Ayurveda, tudo está interligado, então, para você ter uma pele saudável, é preciso manter uma dieta adequada para o equilíbrio de seus doshas, refletindo bem-estar e vitalidade nas funções normais do organismo e no estado de saúde da pele. Foi pensando nesse contexto que separamos alguns cuidados diários de tratamentos ayurvédicos para você fazer no seu dia a dia, olha só:

Óleos essenciais

Ayurveda e a saúde da pele - Óleos essenciais
Ayurveda e a saúde da pele – Óleos essenciais

O que você passa na sua pele pode ser absorvido pelo seu organismo, sendo considerada o mecanismo de entrada e saída de purezas e impurezas. Nos tratamentos ayurvédicos, são utilizados muitos óleos naturais, como o de mostarda, de gergelim, de coco, de amêndoas, de rícino, de sementes de uva, de girassol e tantos outros, sempre, de acordo com o dosha.

Massagens ayurvédicas

Ayurveda e a saúde da pele - Massagens ayurvédicas
Ayurveda e a saúde da pele – Massagens ayurvédicas

Massagem é um poderoso recurso da Ayurveda, sendo possível nutrir os tecidos corporais, no equilíbrio dos doshas, na diminuição da tensão e do estresse, além de proporcionar uma ação rejuvenescedora e pacificadora. Existem diversos tratamentos que usam a pele como principal condutor, como a Abhyanga (massagem diária com óleo), ou Garshana (estímulo na pele realizado com uma massagem feita com luva de seda, sal grosso, óleos vegetais e ervas medicinais). O mais indicado para a sua saúde depende de um diagnóstico com um médico e/ou terapêutico da Ayurveda.

Cosméticos ayurvédicos

Ayurveda e a saúde da pele - Cosméticos ayurvédicos
Ayurveda e a saúde da pele – Cosméticos ayurvédicos

Nós já discutimos e mostramos que a pele é responsável pela absorção de diversos nutrientes para o organismo. Por isso, é tão importante não utilizar produtos que contenham toxinas prejudiciais à saúde. Ter por perto cosméticos ayurvédicos é a garantia de ter produtos de qualidade, com um cultivo ecológico de ingredientes naturais e livres dessas substâncias. O Esfoliante Aloe Vera ajuda no equilíbrio natural da sua pele, pois contém Aloe vera, limão e pepino. Sua ação limpa a pele delicadamente, removendo impurezas, células mortas e cravos, bem como proporciona sensação de profunda limpeza.