A Dra. Nisha Manikantan, Diretora do Hospital e Laboratório Sri Sri Ayurveda e professora do Workshop Ayurveda, deu uma entrevista para a Revista Quem, explicando sobre a dieta ayurvédica e todos os benefícios para o organismo. Falou também como não só os nutrientes, mas, também, os sabores dos alimentos influenciam e proporcionam efeitos positivos no corpo. Confira sua entrevista:
Há milênios a medicina ayurvédica indiana tem existido e comprovado eficiência. Para quem deseja desintoxicar o organismo e perder aqueles quilinhos indesejados de maneira saudável e sem agressões, a Dra. Nisha Manikantan, Diretora do Hospital e Laboratório Sri Sri Ayurveda, explica exatamente os conceitos desta dieta, baseada em uma alimentação de fácil digestão e compatível com seu corpo
“Quando você pensa em dieta, ela deve prover nutrição e também ser assimilada facilmente. Isso significa que a maneira como os produtos são fabricados ou preparados também é importante. Ou seja, quando pensamos em nutrição na Ayurveda, existem duas partes principais: a primeira é a qualidade do alimento que você ingere e a segunda é a habilidade do seu corpo em digerir esse alimento e retirar dele o que é necessário”, explica a Dra. Nisha.

O QUE É A MEDICINA AYURVÉDICA?
“O maior objetivo da dieta ayurvédica é promover felicidade, bem-estar e saúde. Porque seu bem-estar é intimamente conectado com sua dieta. Você é o que você come – esse ditado existe em todas as culturas. Para a Ayurveda, a qualidade do alimento não está limitada às características básicas como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, mas também considera os seis sabores e potência do alimento. Basicamente os seis sabores são: doce, salgado, ácido, amargo, adstringente e picante. E cada um desses sabores têm um efeito distinto no corpo. O sabor doce, por exemplo, é nutritivo; o sabor amargo é de cura. Cada um dos sabores tem um efeito distinto. E é por isso que a dieta ayurvédica foca em incluir todos os sabores nas refeições diárias — e nem todos devem ser ingeridos na mesma quantidade”, diz.
“Os outros sabores são necessários em quantidade pequena. Isso faz com que a dieta seja completa. Além disso, algo muito importante é que o quanto mais integral for sua alimentação, melhor será a sua digestão. Se você refina e processa o alimento excessivamente com muitos químicos, como no caso daquilo que chamamos de “junk food”, isso não te fornece qualidades necessárias e pode desencadear diversas doenças.”
Portanto, a dieta Ayurveda foca na alimentação natural. Além disso, existem potências específicas, por exemplo: se no verão você consome alimentos com potencial de calor, aquecimento, isso não te fará bem. “No verão você precisa de alimentos que refrescam o corpo, enquanto que no inverno você precisa de alimentos que aquecem e sustentam. A combinação de todos esses fatores é o que chamamos de dieta ayurvédica”, diz.
QUALQUER PESSOA PODE ADERIR?
“Sim, porque é basicamente a dieta tradicional. É o alimento normal, integral, fresco, orgânico (se possível) feito em casa, na forma dos pratos típicos do seu país. O Brasil é tão rico em frutas e vegetais de todo tipo! A comida é naturalmente saborosa, mas esquecemos desse sabor porque estamos acostumados com alimentos muito processados e adicionados de produtos químicos, que alteram o sabor e muitas vezes geram dependência de algumas substâncias artificiais. Quando você tem o hábito de ingerir comida muito processada, seu paladar fica condicionado a estes sabores artificiais, gerando necessidade de mais e mais. Você fica preso a eles. Precisamos voltar às nossas origens para perceber que os alimentos integrais são naturalmente saborosos.”

EFICÁCIA COMPROVADA
“Essa dieta é utilizada há milhares de anos tendo sido amplamente testada na prática. Digo isso em especial porque eu trato muitos pacientes com câncer; e vejo os efeitos da alimentação no corpo, gerando doenças crônicas não só como o câncer, mas também doenças auto-imunes. Os fertilizantes e químicos adicionados ao alimento são muito danosos; a esmagadora maioria desses aditivos geram toxinas no corpocontribuindo para a ocorrência do câncer. É por isso que esse aspecto é tão importante. A prevenção é sempre melhor que a cura; e a dieta é a melhor forma de prevenção. Todos esses fatores combinados tornam a dieta ayurvédica muito relevante em nosso momento histórico.”
Entendeu? Um exemplo prático: a ingestão em quantidade de alimentos/substâncias que estimulam, geram inquietação e agitação no corpo são os refrigerantes. Se você consome muito, isso pode gerar uma inquietação no seu sistema. Sua mente fica agitada e isso se reflete nas suas ações. Se você se alimenta com comida muito pesada ou com muito queijo, não vegetariana, isso gera muito peso ao corpo, e por aí vaí.
COSMÉTICOS AYURVÉDICOS
“Os produtos ayurvédicos são produzidos em fábricas apropriadas; utilizamos a sabedoria antiga aliada à tecnologia moderna para converter as ervas em uma forma mais refinada, de forma que possam ser mais acessíveis. Na Sri Sri Ayurveda usamos ervas/plantas genuínas, o que torna os produtos mais eficazes, uma vez que elas são colhidas e selecionadas cuidadosamente — em cada passo do processo de produção há cuidados para manter as propriedades dessas ervas e plantas “, explica. “Os regulares têm ingredientes químicos e os ayurvédicos são naturais e saudáveis, não agridem a pele, pois são feitos a partir de extratos de ervas/fitoterápicos e óleos prensados a frio. A qualidade do que você usa na pele é muito importante. O que você não pode comer, não deveria utilizar na pele. Isso porque o que se aplica na pele vai diretamente para a corrente sanguínea, assim como a comida que você ingere diariamente.”
4 Comentários
Obrigado pelo Seu Conteudo De Qualidade me Ajudou Muito
Vou compartilhar nas redes sociais este conteúdo
Olá! estou feliz por achar seus artigos, quanta informações legais, que bom que está compartilhando, parabens.