Como parte de toda ciência de prevenção e cura que é a Ayurveda, as massagens muitas vezes são indicadas pelos terapeutas como apoio ao tratamento individualizado para cada paciente. A massagem ayurvédica aumenta a circulação dos fluidos vitais e as trocas em nível celular, ajudando a remover as toxinas. Existem diversos tipos de massagens, cada uma delas atua especificamente numa região do corpo, mas como resultado temos o alívio das tensões, o fortalecimento do sistema imunológico, a desintoxicação do organismo, rejuvenescimento da pele, entre outros benefícios.

Vamos conhecer um pouco mais de cada uma dessas massagens? Veja qual delas é a mais apropriada para seu momento de vida e necessidade do seu corpo e da sua mente!

Massagem Ayurvédica - Abhyanga
Massagem Ayurvédica – Abhyanga

Abhyanga

É uma massagem terapêutica feita através de toques em partes do corpo e rosto com óleos medicinais à base de plantas. O principal objetivo dessa massagem é proporcionar a harmonia natural entre corpo, mente e espírito. Proporciona ao indivíduo um grande relaxamento, melhora o aspecto físico da pele e cabelos, reduz inchaços e edemas, ajuda na função gastrointestinal, trata e beneficia os que sofrem de enxaqueca, entre outras tantas vantagens.

Massagem Ayurvédica - Shirodhara
Massagem Ayurvédica – Shirodhara

Shirodhara

Essa massagem, que significa “fluxo contínuo na cabeça” é feita através de óleos ou leite mornos, dependendo da necessidade de cada paciente. Durante aproximadamente 30min o líquido é vertido sobre a testa, logo acima da sobrancelha. São produzidas ondas circulares que acalmam o cérebro e é considerada uma das mais divinas e relaxantes terapias. Vários problemas podem ser tratados através do shirodhara, como síndrome do pânico, cansaço, depressão, insônia, irritabilidade, labirintite, fobias e outros de origem neurológica.

Massagem Ayurvédica - Marmaterapia
Massagem Ayurvédica – Marmaterapia

Marmaterapia

O ponto marma é definido como o encontro anatômico de músculos, veias, artérias, tendões, ossos e articulações. Quando existe algum tipo de trauma em algum desses marmas, bloqueios de energia surgirão e o corpo físico poderá responder com dores ou outros tipos de desarmonias. Para harmonizar estes pontos o Ayurveda recomenda massagens com pressões proporcionais para que estes pontos vitais voltem funcionar normalmente. Os movimentos em cada ponto, que será definido através de um diagnóstico, deverão ser realizados com perícia, por um terapeuta especialista neste tipo de terapia.

Existem outros tipos de massagens e rituais que podem ser adotados em sua rotina. Sendo uma ciência da vida, as massagens fazem parte do tratamento mais amplo da Ayurveda e agem no corpo físico, mas possuem grande impacto no campo emocional. É super importante passar por um terapeuta Ayurveda que fará a sua avaliação e indicará o tratamento ideal para seu momento. Cuide-se!