Sol: um alimento indispensávele metabolismo e de sono.

O ayurveda é uma medicina solar. O sol é a fonte da vida aqui na Terra e regula todos os nossos ciclos internos de metabolismo e de sono. 

Atualmente estamos sendo pouco expostos a essa luz solar em nossos ambientes fechados de trabalho, em nossas casas ou apartamentos e nas vidas dentro dos carros ou transporte público às vezes subterrâneos. Por isso é importante levar a nossa atenção a esse tema e criar o hábito de receber banhos de sol na maior parte do corpo sem protetor solar e de preferência, sem roupas.

Pessoas com pele mais clara devem se expor ao sol de 10 a 20 minutos por dia e pessoas que possuem pele mais escura de 20 a 30 minutos. O melhor horário para essa exposição solar diverge de acordo com o profissional da área da saúde mas para ampliar a produção de vitamina D, levando em consideração a sua importante função na manutenção do sistema imunológico, prefiro recomendar essa exposição entre 11h e 13h. Mas lembre-se de respeitar o limite de tempo para a exposição de acordo com a cor da tua pele, levando em consideração a estação do ano que você vivencia no presente. Caso você se exponha mais tempo do que o recomendado, o melhor é você proteger sua pele com protetor solar e evitar o sol entre 10h e 15h.

Lembre-se de consultar um médico regularmente e realizar exames para verificar os níveis de Vitamina D no teu organismo e se necessário converse com seu médico ou nutricionista sobre suplementação.

A SriSri Tattva tem um protetor solar sensacional, você conhece? Eu recomendo de olhos fechados. O melhor que já usei até hoje e quando vou pedalar pela cidade, sempre uso. Acesse o site e confira.

Creme Hidratante com Proteção Solar – Sri Sri Ayurveda – Produtos Naturais, Cosméticos e Alimentos | Sri Sri


Texto de @Tatiana Marrocco para a SriSriAyurveda