Você já reparou que, às vezes, um pequeno contato com uma pessoa mais irritada,automaticamente o deixou com o humor alterado? Para que essa troca de energia aconteça não é preciso ser próximo, manter uma relação com ela. É absolutamente normal compartilharmos sentimentos uns com os outros.Esse compartilhamento acontece porque o ser humano é uma forma de vida muito absorvente. Ele capta as percepções das pessoas e dos ambientes por onde passa, além de gerar as suas próprias sensações ao lidar com o seu dia a dia, por exemplo, as preocupações com o trabalho ou a alegria de reencontrar com a família no final do dia.

De uns tempos pra cá, a tecnologia e os estímulos neurais facilitaram o contato do ser humano com outras experiências, tornando-o ainda mais sensível ao seu ambiente e propagando suas vivências com os que estão ao redor. Por isso, filosofias de vida como o ayurveda se tornam tão necessárias atualmente. Nesse mundo caótico e repleto de informações, as pessoas precisam encontrar o seu equilíbrio para que vivam felizes e plenas.

Ser humano e natureza em perfeita sintonia

A constituição do ser humano é puramente biológica, ela vem da natureza. Por isso, no Ayurveda recomendamos o uso de alimentos e combinações naturais para a promoção do equilíbrio do organismo, de forma que exista o balanceamento de necessidades e respostas energéticas de dentro para fora.Além desse trabalho diário, o ser humano deve se manter em contato com a natureza, nem que seja uma vez por semana ou quando se sentir desconectado de si mesmo. A correria do dia a dia faz com que o homem perca alguns de seus aspectos orgânicos, como água,ar, fogo ou terra, oque ocasiona no desequilíbrio físico e mental. Se conectando com a natureza regularmente, ele restaura essas características dentro de si e se torna uma vida mais completa. É como se o seu corpo fizesse uma viagem de volta para suas raízes e resetasse seu sistema. A natureza é o que dá origem ao ser humano, é o que o alimenta e o mantém vivo.Uma forma de vida equilibrada é capaz de transmitir esse equilíbrio a todos, assim como olha para o universo de uma maneira mais pura, verdadeira e cheia de amor, tem mais clareza sobre o seu papel no hoje e no que está ao seu redor. Com equilíbrio, o ser humano é capaz de se tornar mais altruísta e compreensivo. Em tempos digitais, os momentos de troca com a natureza devem ser valorizados e respeitados,assim como a própria existência dela. A natureza é nossa morada e a base para a construção devidas (e universos) mais plenas e conscientes.