Muito além dos lanches, a mostarda é um ingrediente excelente para temperar as refeições das pessoas de dosha Kapha e Vata. Esse vegetal é tão nutritivo que ele pode beneficiar desde a saúde das grávidas até na prevenção contra o câncer.

O sabor picante da mostarda ativa as papilas gustativas e é bastante conhecido nas receitas asiáticas, sobretudo as indianas. Inclusive, você sabia que o curry tem como base a semente da mostarda torrada?

Nos mercados ou vendas de sua preferência, você a encontrará em folhas ou sementes; a mostarda é um dos poucos vegetais que pode ser aproveitado da semente até as folhas e cada parte é responsável por uma receita e característica nutritiva.

Como a mostarda beneficia sua saúde

  • Eliminando toxinas

A folha da mostarda é rica em glucosinolato, um composto que protege o fígado e ativa as enzimas que metabolizam tudo o que pode estar prejudicando a atividade do seu fígado. Dessa forma, ela também será uma aliada na redução do colesterol ruim.

  • Auxilia na saúde óssea

A mostarda é rica em magnésio, vitamina K e cálcio, os elementos essenciais para a saúde óssea. Assim, ela poderá prevenir doenças como a osteoporose e artrite.

  • Ajuda a enfraquecer as células cancerígenas

Esse é um aspecto específico da semente, a qual contém isotiocianato de alila, um composto que impede que as células cancerígenas se multipliquem.

Como inserir a mostarda no seu dia a dia

O sabor da mostarda é bem intenso, mas você poderá encontrar a melhor forma de consumi-la. Veja nossas dicas.

  • Na salada

Inove nos vegetais que compõem sua salada e acrescente uma folha de mostarda. Essa é a forma mais pura e eficiente de conseguir se beneficiar de todos os nutrientes dela.

Se você achar o gosto muito forte, sua salada ainda pode ter um toque da mostarda com um molho incrível que mistura nosso mel in natura.

  • Nos acompanhamentos

Em nosso site você encontrará um mix de tempero para o dosha Vata que poderá complementar os acompanhamentos das suas refeições, como as batatas. Em sua composição está a semente de mostarda e outros ingredientes que ajudam a equilibrá-lo.

  • Em risotos

Dependendo da receita que você fizer, a mostarda pode ser um ingrediente essencial para a composição de sabores ou um corante natural, deixando seu prato ainda mais cheio de vida.

Se deliciou com as dicas? Então, compartilhe sua experiência com a gente!