Evolua e construa relações

Quando duas pessoas se encontram, às vezes, existe aquela faísca ou a identificação imediata. Pode ser que haja algum tipo de afinidade em relação às preferências ou vivências, assim como porque simplesmente “o santo bateu”. Quem nunca sentiu isso?

Situações como essas reforçam a ideia de que nos conectamos com pessoas parecidas com a gente. Afinal, todo relacionamento, seja amoroso ou não, é alimentado por um tipo de conexão que foi construída por experiências, coisas ou valores. No entanto, quando se deseja manter essa relação, ela deve transcender. Um relacionamento saudável precisa agregar para os indivíduos e querer ser mantido por ambos, de forma que favoreçam uma troca energética, que estabeleçam uma relação recíproca.

A base para uma relação no Ayurveda

No Ayurveda acreditamos que nosso estado de espírito e das pessoas ao nosso redor sejam influenciados pelas trocas que fazemos. Por exemplo, se em um círculo de amizades existam pessoas predominantemente equilibradas, nos sentimos mais confortáveis e, muitas vezes, até motivados a mudar. Além disso, o autoconhecimento é outro fator fortíssimo presente na filosofia ayurvédica que pode determinar as características de uma relação. Ao saber exatamente sobre o que é, o que não é e o que deseja ser, o ser humano é capaz de se abrir com mais profundidade para o outro, de se doar mais, construindo, assim, uma relação mútua e benéfica para ambos. O Ayurveda fala bastante sobre a evolução do ser humano e que maneira melhor de fazer isso se não buscando ser melhor para uma pessoa de quem gostamos? Por meio de uma relação vivenciamos sentimentos positivos, como o carinho, o amor, o zelo; da mesma forma que os considerados ruins, como o ciúmes ou a possessividade. Só é possível senti-los se estivermos prontos para nos abrirmos para o outro, já que em uma relação será necessário lidar com sensações que nem sempre serão confortáveis para nós. Por isso, busque conhecer a si mesmo e as pessoas com as quais se relaciona de maneira saudável e equilibrada. O ser humano precisa estar perto de outros, seja para suprir suas necessidades sentimentais ou para, simplesmente, evoluir.