Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgados em dezembro de 2017, a expectativa de vida do brasileiro vem crescendo: uma pesquisa realizada pelo IBGE  aponta que nossa expectativa de vida média atualmente é de 75,8 anos. O mesmo levantamento da Tábua de Mortalidade de 2016 constatou ainda que as mulheres vivem mais que os homens, contando com um acréscimo do tempo médio de vida de 6,5 anos. Este crescimento da longevidade da população mundial impacta diretamente no aumento das buscas por meios de manter hábitos de vida mais saudáveis.

Apesar de serem amplamente divulgados e muitas pessoas acreditarem já comporem o senso comum sobre saúde de grande parte da população, tais hábitos de vida mais saudável não são do conhecimento de todos, sobretudo em relação a como implementá-los na própria rotina. Com a pressão constante para que realizemos mais atividades em cada vez menos tempo, exercer mesmo o básico do senso comum exercícios físicos pode ser um grande desafio.

Hábitos de vida mais saudável: alimentação, atividades físicas e autocuidado no centro da busca pelo equilíbrio

 

ALIMENTAÇÃO

Hábitos de vida mais saudáveis e sua relação com a longevidade
Hábitos de vida mais saudáveis e sua relação com a longevidade

A alimentação tem possui papel fundamental na busca por uma vida longa e manutenção de uma boa saúde. Os alimentos naturais são responsáveis por fornecer os nutrientes que garantem o bom desempenho do organismo.

Porém com a o dia-a-dia cada vez mais corrido, a qualidade da alimentação têm caído bruscamente: alimentos industrializados, artificiais e com grandes quantidades de aditivos químicos colocam em risco a saúde do corpo e da mente humana.

CORPO EM MOVIMENTO

Atividades físicas também são um ponto central dos hábitos de vida mais saudáveis, porém é necessário conhecer o próprio corpo e suas necessidades para não acabar desgastando mais ainda a saúde ao tentar melhorá-la. A musculação e atividades pesadas como o popular cross fit não são recomendados para todas as pessoas.

Indicamos que  na hora de decidir qual atividade física realizar para cuidar da saúde, você procure uma orientação profissional. É importante pesquisar métodos alternativos, sobretudo para quem já está com em uma idade mais avançada ou possui condições de saúde limitadoras, tais como:

  • Yoga
  • Hidroginástica
  • Caminhada

CUIDE DA SUA MENTE

A saúde mental não está dissociada da saúde física, diversos estudos científicos já relacionaram estresse e transtornos psicológicos como depressão e ansiedade ao aumento de risco de doenças cardíacas e outras enfermidades. Por isso, é importante considerar que para manter a qualidade de vida através de hábitos saudáveis, é preciso cuidar da mente: Respeitar as indicações em relação ao tempo de sono e descanso, controlar a ansiedade e priorizar o lazer e o autocuidado são algumas das principais indicações para quem almeja uma vida longa e saudável.