Em estações transitórias, como outono e primavera, a dieta antiama é a ideal, pois essa alimentação favorece o funcionamento do organismo, melhorando a digestão, eliminando toxinas e fortalecendo o corpo.

Porém, para cada um há um tempo indicado para permanecer na antiama e isso só um terapeuta ou médico ayurvédico pode identificar e recomendar.

No verão, uma estação com características típicas do Pitta Dosha – quente e úmida – alimentos e atividades refrescantes, pouco óleo na comida e no corpo são bem vindos. O outono é uma estação de transição para o inverno e já é mais seca e fria, atributos do Vata Dosha. Por isso, melhor incorporar alimentos mais nutritivos, quentinhos, úmidos, oleados. Além disso, podemos incluir sessões de abhyanga (massagem com óleo) e a dieta antiama. O recomendado é:
– Uso de chás e especiarias que aquecem: como camomila, canela, gengibre, cravo, pimentas (para os Pittas, em pouca quantidade), cúrcuma, cardamomo;
– Evitar alimentos crus e bebidas geladas;
– Olear a comida com azeite ou ghee, preferir alimentos cozidos, inclusive as frutas;
– Pingar duas gotas de ghee ou óleo de gergelim morno nas narinas antes de dormir caso sinta ressecamento das mucosas com a diminuição da umidade.

E para você testar, uma receitinha de Kichadi que irá aquecer seu outono.

Kichadi

1 cenoura ralada

2 colheres de alho-poró em fatias finas

1 colher de chá de Ghee Sri Sri Tattva.

1 colher de cafezinho de cúrcuma

1 colher de chá de feno-grego em pó

1 colher de cafezinho de coentro em pó

sal do Himalaia a gosto

1 colher de chá de alecrim fresco

1 colher de sopa de salsinha fresca picada

1 colher de sopa de cebolinha fresca picada

1/2 xic de lentilha rosa

1/2 xic de arroz

Refogar o alho-poró no Ghee Sri Sri Tattva até começar a dourar. Adicione os temperos em pó e em seguida a cenoura, mexa bem e adicione a lentilha e 2 xícaras de água. Quando a água ferver, abaixe o fogo, deixe cozinhar por cerca de 3 minutos e adicione o arroz. Coloque mais 2 xícaras de água morna. Quando levantar fervura novamente, adicione o sal e tampe a panela.  Quando toda a água secar, adicione as especiarias frescas e tampe a panela. Deixe por 10 min e sirva morno.

Quer saber mais sobre a Arte da Culinária Saudável em um curso prático e teórico? Venha aprender métodos inovadores, práticos e fáceis no curso Culinária Saudável. Para quem não cozinha, vai aprender como cozinhar de maneira prática e quem já cozinha vai somar essas novas técnicas que serão demonstradas, vai ser um upgrade na bagagem de quem já cozinha. Aprenda a se conhecer, o que cozinhar e como cozinhar da melhor forma para cada um, fazendo a melhor escolha na hora de se alimentar.

Conheça nosso curso de culinária ayurveda