O Banho de Ervas é um banho de purificação que auxilia na eliminação de energias e pensamentos negativos. Ansiedade, depressão e medo são energias em desequilíbrio. As ervas orgânicas ajudam na limpeza dessas energias desarmoniosas. Existem diferentes tipos de ervas para proporcionar, através deste ritual, limpeza e proteção do corpo físico, mental, emocional e energético.

Outra modalidade seria o Swedana, ou Sauna Terapêutica. Uma prática ayurvédica que usa o calor para relaxar e desintoxicar o corpo. A Sauna Terapêutica é usada para retirar os Doshas em excesso do corpo, reestabelecendo o equilíbrio. O suor expulsa as toxinas que prejudicam o funcionamento do organismo, promovendo a saúde como um todo. Geralmente é usado após alguma técnica de massagem específica para o Dosha do paciente, aumentando a efetividade da absorção dos óleos utilizados. Algumas ervas utilizadas no banho:

– As propriedades da Lavanda são conhecidas desde o Império Romano, quando era muito utilizada para aromatizar ambientes e tomar banho. A Lavanda promove bem-estar físico, permitindo melhor estabilidade emocional. Contudo, somente plantas orgânicas trazem o verdadeiro benefício.


 – O Alecrim serve para o tratamento anti-estresse, fadiga, dor de cabeça, problemas de concentração e muito mais. Possui propriedade estimulante e vitalizante, é também anti-inflamatório, antirreumático, analgésico e expectorante

– O Ginseng é outro que vem ganhando força no conhecimento popular de seus benefícios, e está entre os mais recomendados por especialistas em Ayurveda. Seu combate ao envelhecimento vem, por exemplo, de muitos fitoquímicos que ajudam a estimular e ativar o metabolismo da pele. Não apenas isso, mas estes fitoquímicos também ajudam a eliminar os radicais livres que se acumulam quando a sua pele está exposta à poluição e luz solar, uma proteção que todos nós queremos ter nos dias de hoje.

– O açafrão se mostra mais poderoso em efeitos antienvelhecimento, adicionando em seus efeitos uma melhora na memória, mantendo afastadas doenças como Alzheimer e Parkinson. Também previne doenças oculares como a degeneração macular e catarata. Em adição, a Amalaki tem sido citada também para ser utilizada em conjunto a tratamentos de combate ao câncer. (você encontra esse ingrediente em um dos produtos do nosso site)

É recomendado que para ser aplicado qualquer procedimento, o paciente deve passar por uma consulta/avaliação previamente por um profissional qualificado em Ayurveda, para que seja determinada qual é a sua prakriti (Dosha “original”) e vikriti (Dosha em desarmonia).