Como anda sua visão? Cansada, turva… tem sentido enxaqueca?

A visão é um dos sentidos que mais usamos para compreender o mundo ao nosso redor e por isso é tão importante cuidar da saúde de nossos olhos. O Ayurveda reconhece e entende essa necessidade e por isso desenvolveu o Netra Basti, um tratamento ayurvédico de restauração e revitalização dos olhos.

O tratamento utiliza uma massa de farinha orgânica e água, que é colocada ao redor dos olhos na forma de um anel para criar uma barragem. Essa barragem é então preenchida com óleo de ghee morno, onde o olho ficará submerso durante a sessão. O paciente mantém o olho aberto por volta de 15 minutos, para que resíduos e “sujeiras” possam ser eliminados além de nutrir os tecidos oculares. Além disso, o terapeuta aplica uma massagem ao redor dos olhos.

Confira abaixo os principais benefícios do Netra Basti:

– Reduz tensão e enxaqueca

– Suaviza os olhos secos e irritados

– Nutri o tecido nervoso ocular

– Alivia alergias

– Suaviza rugas e olheiras

– Retarda a degeneração natural dos olhos

– Combate cansaço causado por TV, computadores e celulares

– Alivia tensão da cavidade ocular e contração ocular compulsiva (“tique”)

O processo pode ser feito em um olho de cada vez ou nos dois ao mesmo tempo. Mas recomenda-se ser feito em um olho de cada vez para pessoas que estão fazendo pela primeira vez. O tratamento costuma ser feito de 5 a 10 sessões dependendo das necessidades de cada paciente.

Após a sessão é recomendável permanecer e aguardar alguns minutos no centro de tratamento, descansando e mantendo os olhos fechados. E é sempre ideal seguir as instruções e recomendações do terapeuta ayurvédico, como evitar assistir TV, ler livros ou qualquer outra atividade que force a vista; usar óculos escuros após a sessão; evitar dirigir; consumir alimentos mais leves; e etc.

Próxima vez que estiver experienciando cansaço ou dores na vista, consulte um terapeuta ayurvédico e experimente uma sessão de Netra Basti. Além de ser uma excelente alternativa natural para tratar os olhos, é uma ótima forma de relaxar e rejuvenescer o corpo e a mente. Você viu este conteúdo nosso Instagram ?

Siga-nos por lá e tenha informações diárias sobre as rotinas do Ayurveda.