A leitura aumenta as conexões neurais do cérebro, funcionando como o exercício físico funciona para os músculos do restante do corpo. Para além disso, cientistas americano da Universidade Emory descobriram que a leitura causa alterações biológicas no organismo porque modifica a configuração da atividade cerebral, e consequentemente o organismo, pois desencadeia atividades neurais que fazem o corpo responder de maneira similar à se estivéssemos de fato experienciando as situações lidas.

Utilizando ressonância magnética funcional, os pesquisadores analisaram os efeitos imediatos da leitura do livro “Pompeia”, de Robert Harris, que narra a história real da erupção do Monte Versúvio, localizado na Itália. O estudo concluiu que os 21 estudantes analisados demonstravam uma atividade elevada proeminente no córtex temporal esquerdo, que é a parte responsável por receber e assimilar a linguagem.

Estudo indica que leitura causa mudanças biológicas no organismo
Estudo indica que leitura causa mudanças biológicas no organismo

Porém o que realmente foi surpreendente nos resultados da análise das atividades cerebrais dos voluntários da pesquisa foi o aumento da atividade do sulco central do cérebro. A atividade desta área sensório-motora primária cumpre o papel de assimilar a representação das sensações e enviar tais sinais para o restante do corpo. Em outras palavras, o sulco central é ativada quando, por exemplo, pensamos em subir uma escadaria: ela ativa os neurônios que estão relacionadas ao ato físico de subir escadas.

A atividade cerebral dos voluntários analisados estava desenvolvendo-se como se eles tivessem de fato desempenhado atividades físicas que eles não haviam praticado, mas que eram descritas no livro escrito por Harris. “As mudanças neurais que encontramos associadas às sensações físicas e sistemas de movimento sugerem que a leitura de um romance pode transportá-lo para dentro do corpo do protagonista. (…) Nós já sabíamos que boas histórias podem colocá-lo no lugar do outro em sentido figurado. Agora estamos vendo que alguma coisa pode estar acontecendo também biologicamente”, declarou o neurocientista Gregory Berns sobre o estudo.

Estudo indica que leitura causa mudanças biológicas no organismo
Estudo indica que leitura causa mudanças biológicas no organismo

Diversos outros estudos mostram os inúmeros benefícios da leitura e seu papel fundamental no bom funcionamento do cérebro. O bom funcionamento do corpo está diretamente à uma mente saudável, pois a relação mente-corpo é fundamental para alcançar a qualidade de vida e a plenitude que somente o equilíbrio de uma mente e um corpo saudáveis podem proporcionar.

 

arte de viver livros