Alívio de cólicas e TPM com Yoga

A maioria das pessoas sabe que o yoga é uma atividade relaxante, porém, você já imaginou praticar esse exercício para aliviar os sintomas da sofrida TPM ou daquela incômoda cólica menstrual? Pois então, pode começar a pensar na possibilidade. Na verdade, o yoga tem o poder de relaxar os músculos, melhorar o processo digestivo e até mesmo livrar você desse terrível período que é a tensão pré-menstrual, ou seja, a conhecida TPM!

Se você sofre de cólica, dor de cabeça, ansiedade, irritabilidade, confusão ou outros sintomas graças a esse período, não se preocupe, a seguir mostraremos como existem diversas posições desse exercício para te ajudar.

Alívio de cólicas e TPM com Yoga - Movimento
Alívio de cólicas e TPM com Yoga – Movimento

1-Sente-se e flexione o tronco para frente. Pode-se deixar as duas pernas esticadas ou levemente flexionadas, dependendo da sua flexibilidade. Essa postura estimula os órgãos abdominais, incluindo o útero. Ela também melhora o processo digestivo, a circulação linfática e fortalece o sistema imunológico.

2-Não é raro a menstruação trazer dores na parte de baixo das costas. Sendo assim, a postura é ótima para aliviar esse tipo de tensão. Você pode praticar tanto deitada quanto sentada, basta doobrar um de seus joelhos e puxá-lo na direção oposta. Se deitada, ombro e joelho oposto devem tocar o chão.

3-Comece com as suas mãos e os seus joelhos em uma posição neutra. A partir daí, arqueie a sua coluna e olhe para baixo, em direção às coxas. Respire fundo, traga a sua coluna de volta ao ponto neutro e depois olhe para cima ao deixar cair a sua barriga. Repita quatro vezes. Essa sequência acalma o sistema nervoso e relaxa a espinha.

4-Deite-se no chão, de bruços. Em seguida, dobre os joelhos e aproxime os calcanhares de seu quadril. Segure os tornozelos com as mãos. Inspire, abra o peito e eleve a cabeça. Sinta a postura e volte lentamente, essa posição, é usada para o alívio da cólica.

Alívio de cólicas e TPM com Yoga - Postura tranquilizante
Alívio de cólicas e TPM com Yoga – Postura tranquilizante

5-É uma das posturas mais tranquilizantes e traz diversos benefícios para o corpo. Fique sentada de joelhos, abaixe sua testa em direção ao chão e estique os braços para frente o máximo que conseguir. Você também pode praticar com os braços para trás. Se feita corretamente, a posição ajuda a tonificar os órgãos reprodutivos e da bexiga. Além de ser capaz de aliviar a dor menstrual, alonga totalmente os músculos das costas. É extremamente confortável, fazendo você querer permanecer assim por um longo período.

6-Deite-se de bruços com as pernas esticadas e juntas. Apoiando-se em seus antebraços, levante o peito. Você vai perceber sua área abdominal se estendendo. Assim, você ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e dos ovários.

7-Fique de joelhos e em linha reta. Mantenha seus joelhos juntos, mas separe os pés o quanto puder. Em seguida, incline-se até que esteja deitada, se puder, com as nádegas coladas no chão. É uma posição um pouco complicada se você está começando ou se nunca fez yoga, mas aos poucos fica mais fácil.

A postura reclinada do herói é maravilhosa para melhorar a circulação das extremidades, reduzindo a inflamação. Ela também melhora a postura das costas e relaxa os joelhos e tornozelos. Pode ser uma posição muito confortável se você conseguir manter-se nela por um tempo.

Cuidado ao praticar yoga sozinha!