Como reconhecer meu potencial – Ayurveda ensina!

Na Ayurveda, valoriza-se o individual e as necessidades de cada pessoa de acordo com o que o seu físico e emocional precisam. Assim, é preciso se atentar a cada dosha (Vata, Kapha e Pitta) e cada sinal que possa apresentar. Entre as particularidades, estão os procedimentos da vida.

Entender os processos e respeitá-los não é uma tarefa fácil, pois exige paciência e aceitação. Crescer leva tempo e as emoções são os pontos principais desse amadurecimento. Lidar com os sentimentos e não se deixar dominar por eles é uma questão de treino e respeito pelos desejos do eu interior – o que envolve o equilíbrio na relação consigo mesmo, com o mundo e também com o outro.

É comum que as pessoas queiram desenvolver-se e busquem isso. Portanto, é necessário desapegar-se dos processos automáticos já existentes na mente e reações diante das adversidades para abrir-se aos processos lentos.

Como reconhecer meu potencial - Ayurveda
Como reconhecer meu potencial – Ayurveda

A visão do mundo e as escolhas

Na Ayurveda há a concepção da nossa visão do mundo e das atribuições na construção da consciência e a constituição do espiritual, o que envolve também as experiências e mudanças de um indivíduo. Valores como a escolha, o esforço e o trabalho são importantes para que o caminho trilhado seja o melhor e mais adequado para o bem-estar.

Para que haja o reconhecimento do potencial, é ideal entender o propósito de vida. E, também, o estilo de vida para que ocorra o reconhecimento do potencial, pois o que as pessoas selecionam para a vida pessoal, profissional, familiar e social influencia para o equilíbrio dos doshas de cada um.

É preciso, nesse sentido, seguir a alimentação e a dinacharya entendendo o que o organismo precisa para que continue em equilíbrio.

Veja também alguns produtos Ayurveda para equilibrar os doshas: www.srisriayurveda.com.br