O autoconhecimento é um fator determinante para manter o equilíbrio e a saúde como um todo. Ele também influencia os relacionamentos que o indivíduo estabelece em seu círculo e que de alguma forma têm efeitos positivos ou negativos na harmonia diária.

Todo relacionamento é uma conexão, uma doação de energia que envolve vontade e interesse de ambas as partes, seja esse relacionamento amoroso, entre amigos e familiares, no trabalho, com a natureza e consigo mesmo. Estão constantemente ligados a sentimentos, sensações, pensamentos, sonhos e ideias. Na Ayurveda, são considerados potentes catalisadores ou ativadores do amadurecimento e crescimento das pessoas, possibilitando uma viagem à evolução pessoal. As relações são sempre oportunidades para ativar os valores humanos e compartilhar quaisquer aspectos da personalidade para quem estiver por perto. São formas de despertar o amor, presente e adormecido dentro de cada um. É uma virtude concebida às pessoas que deve ser aproveitada com maturidade, que torna a jornada do propósito cada vez mais agradável.

Relacionamentos também despertam desafios a serem superados, pois nas experiências vividas é comum manifestarem-se sentimentos de medo, vingança, controle e vergonha, ocasionados por frustações ou consequências que estão presentes na alma há muito tempo. Podem ter origens em traumas da infância ou associação a outros elos que manifestam estratégias de fuga e, na maioria das vezes, o orgulho é considerado um dos maiores impedimentos do progresso.

Para ter prosperidade, a reciprocidade é necessária, assim como o comprometimento de todos os envolvidos para buscar um acordo e a melhor solução em discussões, brigas e dividir responsabilidades. É necessário também um grau de entrega, em ter confiança, lealdade e fidelidade em todos os contatos. Ter relacionamentos felizes e saudáveis proporciona diversos benefícios para tudo que se faz na vida e para um bem maior para o mundo sem brigas, guerras ou desavenças sem motivo.