A Ayurveda na gestação, é analisada em diversos fatores de acordo com a natureza de cada pessoa para se ter uma gestação saudável. Antes da concepção, já existe a preocupação com a programação metabólica adequada do feto por meio de cuidados com os pais, afinal, a saúde e alimentação de ambos propicia o equilíbrio que influencia diretamente na fertilidade e saúde dos espermatozoides (shukla) e do óvulo (arthava).

Acredita-se que o feto receba do óvulo a pele, o sangue, a carne, a gordura, o umbigo, o coração, o fígado, o rim, a bexiga, o reto, o estômago, o cólon, o ânus, o intestino delgado e as membranas dos órgãos. Já do sêmen recebe os cabelos, as unhas, os dentes, os ossos, as veias, os ligamentos, as artérias e os fluidos reprodutivos. Fatores derivados de atman (alma) se manifestam pela autorrealização, mente, sentidos, ingestão e excreção, estimulação e essência dos sentidos. Outros fatores incluem a forma, a voz, o desejo de felicidade e os sentimentos de tristeza, a consciência, a coragem, o intelecto, a memória, o egoísmo e os esforços. Essas características são como partes do karma e das vibrações que se manifestam como um reflexo de ações passadas de cada alma.

Ayurveda na gestação
Ayurveda na gestação

A mulher possui todos os recursos orgânicos para ter e gerar uma criança com plena saúde. Para que as mães tenham filhos saudáveis, é fundamental que preparem seu organismo para a gestação por meio de hábitos alimentares saudáveis para uma fase crítica do ponto de vista nutricional, visto que existe a reconfiguração do organismo para a construção de uma nova vida, e essa reconfiguração depende de uma nutrição celular adequada.

Da concepção até a amamentação, o bebê é totalmente dependente da mãe para sua nutrição e, consequentemente, para seu crescimento e desenvolvimento. O feto se nutre através da placenta, portanto, tudo o que a gestante ingere afetará diretamente a evolução do bebê. Também já é comprovado que os hábitos alimentares da mãe, bem como preferência de sabores e odores são transmitidos para o feto nessa fase. Confira algumas dicas ayurvédicas que podem contribuir de forma positiva para uma gestação equilibrada:

– Tenha uma alimentação balanceada respeitando o equilíbrio dos seus doshas.

– Insira em cada refeição os 6 sabores: salgado, doce, azedo, amargo, picante e adstringente.

– Pratique atividades prazerosas e reconfortantes que tragam equilíbrio para mente, corpo e espírito.

– Realize a automassagem com óleos nutritivos como o Ghee por no máximo 10 minutos, sempre em movimentos circulares de acordo com a orientação do terapeuta ayurvédico.

Para um acompanhamento completo da gestação e lactação, procure um terapeuta ayurvédico.