Quais os benefícios da manteiga ghee

Considerada o ouro líquido na medicina ayurvédica, entenda o conceito e quais os benefícios da manteiga ghee: a manteiga Ghee é uma substância extremamente utilizada não só na culinária, como, também, nos tratamentos ayurvédicos. É produzida a partir do leite das vacas criadas soltas e sem uso de hormônios, o Ghee é uma manteiga clarificada, sendo que, na sua preparação, toda a água e os elementos sólidos da manteiga são removidos, como a proteína (caseína) e o açúcar (lactose) pelo aquecimento lento e contínuo até que reste somente um óleo de cor amarelo-âmbar e aroma refinado.

Possui propriedades terapêuticas importantes como auxílio no equilíbrio do Agni – fogo digestivo – a combater inflamações gastrointestinais e úlceras. Ainda, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, o tratamento de problemas nos pulmões, a otimização da memória e a purificação dos canais e condutos do organismo.

O Ghee Sri Sri Tattva é 100% artesanal e seu processo de purificação é feito pela ação do calor e filtragem, livre de água e de todos os resíduos lácteos sólidos, sendo considerada de primeira qualidade, confira o lançamento deste produto.

Com relação à sua utilização, a manteiga ghee pode ser passada no pão, na torrada, usada para refogar legumes e verduras, em sopas, entre outras opções.

Confira nossas dicas de receita:

Quais os benefícios da manteiga Ghee - Purê de abóbora com Ghee
Quais os benefícios da manteiga Ghee – Purê de abóbora com Ghee

Purê de abóbora com Ghee

Ingredientes

2 xícaras de abóbora cortada em cubos

2 colheres (sopa) de Ghee Sri Sri Tattva

Folhas de tomilho a gosto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: cozinhe a abóbora por 10 minutos a vapor. Passe em um espremedor de batatas ou amasse com um garfo. Misture os temperos e sirva em seguida.

Quais os benefícios da manteiga ghee - pão de queijo
Quais os benefícios da manteiga ghee – pão de queijo

Receita de “Pão de queijo” de batata doce roxa

INGREDIENTES

  • 1 e 1/2 xícara de batata doce (ou baroa/mandioquinha) cozida e amassada
  • 1 xícara de polvilho doce
  • 1 xícara de polvilho azedo
  • 3 colheres de sopa bem cheia de manteiga ghee
  • 1/2 xícara de água quente
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de chia (opcional)

Extra: você pode adicionar alecrim, orégano ou outras ervas desidratadas

MODO DE PREPARO

  1. Em um recipiente, aqueça a água com manteiga ou azeite. Em uma tijela, coloque a batata doce, o polvilho doce e azedo, a água quente com a manteiga e misture bem.
  2. Acrescente o sal e a chia e amasse tudo usando as mãos (a textura tem que ficar tipo massinha de modelar, sem grudar nas mãos).
  3. Faça bolinhas e coloque-as em um tabuleiro com papel manteiga. Em forno pré-aquecido em temperatura média, asse os pãezinhos por cerca de 25 min.