Hoje em dia é praticamente impossível escapar no dia a dia de situações de extremo estresse, exaustão física, excesso de atividade mental. Na mesma medida em que é cada vez mais difícil manter uma rotina e alimentação saudáveis. Algumas pessoas, para suportar o cotidiano, recorrem ao álcool, ao fumo ou outros tipos de droga. O resultado Cada vez mais pessoas sofrem com quadros graves de ansiedade, por isso precisam de um tratamento da ansiedade eficaz. 

A ansiedade, o estresse e a tensão prolongados afetam o sistema nervoso e podem causar muitas outras complicações para o indivíduo. Para a Ayurveda, a ansiedade é um sinal clássico do desequilíbrio no corpo. Alguns sintomas de ansiedade são a incapacidade de relaxar, a instabilidade emocional, a irritabilidade sem razão aparente, a dor de cabeça frequente, além de insônia, palpitações, entre outros mal-estares frequentes.

tratamento da ansiedade - São muitos os sintomas
tratamento da ansiedade – São muitos os sintomas

O que é possível fazer para evitar quando se percebe que se está entrando em um quadro de ansiedade? Em primeiro lugar, deve-se evitar situações  extremas ou que sabidamente disparam o gatilho da ansiedade. Junto a isso, é indicado adotar hábitos alimentares que, em primeiro lugar, acalmem o dosha Vata – ou seja, com ingredientes mornos, oleosos, cozidos e com os sabores doce, ácido e salgado preferencialmente, já que esses sabores são reconhecidamente ansiolíticos. Por outro lado, Alimentos frios, secos, crus e com paladar picante, amargo e adstringente ajudam a desequilibrar, contribuindo para agravar estados ansiosos, portanto, devem ser evitados. O nível de ansiedade pode aumentar, ainda, quando a pessoa é adepta de uma dieta rica em alimentos refinados, principalmente açúcar. Mas o problema pode ser combatido sem que para isso seja necessário recorrer às drogas ou às dietas artificiais.

O Ayurveda oferece um tratamento simples e natural. Trata-se de um sistema completo de cuidado preventivo da saúde com benefícios comprovados ao longo de milhares dos anos na India. Dentro da filosofia Auurveda, não se trata a ansiedade propriamente dita, mas o fator causador deste estado emocional, já que a ansiedade é uma consequência do desequilíbrio de Vata, e pode vir acompanhada de vários outros sintomas, tais como: insônia, agitação, fadiga, falta de apetite e impaciência, por exemplo. É importante saber que o Ayurveda trata a pessoa, não a doença.

tratamento da ansiedade - Ex de sintoma comum - insônia
tratamento da ansiedade – Ex de sintoma comum – insônia

Para compreender melhor, é preciso saber que Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo. Existem três tipos: Vata, Pitta e Kapha, cada um com suas características. As pessoas têm os três doshas, mas em proporções variadas. Pode acontecer excesso ou carência de um deles, o que constitui um desequilíbrio, que pode originar uma doença. Vata é o dosha formado por ar e éter. Suas características são ser seco, leve e frio. As pessoas com predominância de Vata são geralmente magras, ativas e costumam ter a pele seca e eventualmente constipação intestinal. Elas devem evitar alimentos amargos, bem como frio e umidade.

Pacificar o dosha Vata, e assim eliminar a ansiedade, envolve uma rotina que visa buscar as características de secura e de frio, para tanto, submete-se o paciente a um tratamento gerador de calor e umidade para contrabalançar o agravamento de Vata. Essa rotina inclui a alimentação, com o equilíbrio do doce, do ácido e do salgado; e a fitoterapia, com plantas amornantes e calmantes. A massoterapia é outra ferramenta importante para o relaxamento, assim como o Yôga e a meditação.