Você tem dificuldade para se concentrar? Vive disperso e distraído? Você tem dificuldade para dormir? Tá sempre com dor de barriga? Seu Vata Dosha pode estar em desequilíbrio. No artigo a seguir, explicamos mais sobre esse Dosha e como mantê-lo em equilíbrio para garantir uma rotina saudável.

 O que é?

Ar e éter são os dois elementos universais que formam o Vata Dosha e definem sua natureza fria, leve e seca. Pessoas com o Vata dominante também são associadas a mutabilidade e movimento e costumam ser ativas e entusiasmadas quando se encontram em equilíbrio.

LEMBRANDO: os Doshas são três fundamentos da medicina ayurvédica responsáveis pelo estado fisiológico e mental da saúde humana. Por isso é necessário entender e mantê-los em equilíbrio.


Características

                De acordo com o Ayurveda, a natureza dos elementos de um Dosha reflete as características físicas e emocionais de uma pessoa. Confira a abaixo algumas dessas características de um Vata Dosha predominante.

Físicas:

– Pele seca

– Cabelos escuros, ressacados e finos

– Olhos pequenos e escuros

– Baixa temperatura corporal

– Apetite instável

– Sono leve (facilmente interrompido)

Emocionais:

– Temperamento ansioso e inquieto

– Fala rápida e “tagarela”

– Intelecto criativo e imaginativo

– Memória de curto prazo

Pontos Fortes

Quando o Vata Dosha está bem equilibrado, a pessoa se encontra com muita energia e disposta a realizar tarefas de forma ágil, principalmente quando se trata de atividades que estimulem a criatividade. Em ambientes sociáveis também se torna muito comunicativa. Além disso, estão sempre em busca de novas experiências e são atraídas por mudança.

Pontos Fracos

Caso Vata encontre-se fora de equilíbrio, a pessoa fica muito preocupada e ansiosa. Por consequência, a constipação intestinal se torna mais frequente e aguda, assim como as noites de insônia. Em casos extremos, a pessoa pode até mesmo desenvolver ou desencadear doenças sérias, como hipertensão e artrite. Além disso, é comum que nesse estado a pessoa perca peso de maneira não saudável.

Alimentos

                Na medicina ayurvédica, a alimentação é essencial para manter os Doshas em equilíbrio. No caso do Vata, é importante consumir alimentos quentes e oleosos com sabores doces, salgados e ácidos. Recomenda-se também alimentos preparados no vapor, cozidos ou em formas de molhos, purês e mingaus. E sempre prefira beber água morna ou em temperatura ambiente, assim como chás.

– Vegetais (cozidos): abóbora, abobrinha, aspargo, batata doce, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, couve-flor, ervilha, espinafre, lentilha e pepino.

– Frutas (adocicadas): abacate, abacaxi, ameixa, amora, banana, cereja, coco, laranja lima, mamão, melão, pêssego, manga e uva.

– Cereais (cozidos): arroz integral, aveia, quinoa e trigo.

– Laticínios (orgânicos): coalhada, leite de vaca e queijo minas.

– Alimentos de origem animal: frango orgânico ou galinha caipira, ovos, peito de peru, peixes e frutos do mar.

– Temperos: alho, cardamomo, canela, cebolinha, coentro, cominho, cravo, gengibre, louro, orégano, pimentas, salsa e tomilho.

Para não agravar Vata e os problemas digestivos, é importante evitar alimentos frios, secos e amargos, assim como bebidas geladas. Alimentos específicos que causem flatulência também devem ser evitados, como o feijão e o repolho.

Devido ao metabolismo instável e a perda de peso, recomenda-se alimentos ricos e calóricos e óleos saudáveis como azeite ou o Ghee. Doces, além de calóricos, também são pacificadores do Vata, porém deve-se consumi-los de forma moderada.

(Manteiga Ghee disponível na loja online Sri Sri Ayurveda).