Em algumas regiões do Brasil, as estações do ano não apresentam mudanças muito significativas em relação ao clima. No entanto vale ficar sempre atento às possíveis quedas de temperatura e tomar alguns cuidados especiais pois elas podem trazer mudanças no corpo.

Um dos fatores que podem influenciar no dosha é a temperatura e algumas condições climáticas como vento e umidade. Em geral, no outono e no inverno brasileiro, observamos temperaturas frescas, baixa umidade e vento. Segundo a filosofia Ayurveda, esses fatores correspondem mais ao dosha Vata. Portanto, pessoas com essa constituição predominante precisam se resguardar ainda mais. Por isso, listamos algumas dicas e cuidados a serem tomados para quem estiver com excesso de Vata.

Mudanças no corpo conforme as estações e o clima
Mudanças no corpo conforme as estações e o clima

De acordo com o conhecimento ayurvédico indiano, o nosso corpo reage de formas diferentes às variações da natureza. Por isso, alguns indivíduos sentem mais frio (Vata – ar e Kapha – água), enquanto outros sentem mais calor (Pitta – fogo).

Pessoas com constituição Vata tendem a ser magras e a sentirem mais frio. A pele de pessoas desse grupo fica mais seca e áspera quando a temperatura e a umidade baixam. Para se reequilibrar, priorize alimentos que se contraponham à essas qualidades. Ou seja, prefira refeições quentes, úmidas, mais oleosas e com sabores doces, salgados e ácidos.

O ideal é ficar longe de ingredientes crus e reduzir a ingestão de sabores adstringentes, picantes e amargos. Por serem altamente nutritivas, sementes como nozes, castanhas e amêndoas podem ser consumidas nos intervalos das refeições.

Quem tem estrutura Vata deve aproveitar bastante o Sol, que, além de aquecer, alegra. Os chás mornos com mel também são superindicados.

À noite, procure aderir à massagem ayurvédica com óleos específicos para propiciar relaxamento e reduzir uma possível ansiedade, muito comum nas pessoas de estilo Vata quando em desequilíbrio. O óleo de gergelim aquecido é uma boa opção para a automassagem. Mantenha seu corpo bem aquecido durante o dia todo e tome ainda mais cuidado à noite ao deitar-se.

Atente-se também ao tempo mais seco, que exige mais cuidados com a pele. Use esfoliantes, sabonetes e hidratantes para manter sua pele bem hidratada, macia e revigorada durante o frio. Não deixe de se cuidar, a Sri Sri Ayurveda possui os melhores produtos para você.