O que é Dhatus?

Dhatus são os sete tecidos básicos e vitais para o organismo, sendo responsáveis pela estrutura corporal do indivíduo. Surgem com base no tecido que os antecede e diversas evoluções ocorrem para que cada tecido se torne mais refinado que o anterior. Para isso acontecer, cada dathus tem o seu próprio teja, ou seja, a força vital, os mecanismos de ação, as enzimas ou outras secreções necessárias para a criação do tecido.

Levando em consideração esse metabolismo, quando um dhatus está em desequilíbrio, ele afetará o dathus sucessivo, pois é do anterior que se alimenta. No dia a dia, eles mantêm as funções de diferentes órgãos vitais para a vida e desempenham importantes atividades para manter a saúde, o desenvolvimento e a nutrição do corpo e o sistema imunológico. São eles:

O que é Dhatus
O que é Dhatus – Ayurveda Seven Dhatus
  • Plasmático/Linfático (rasa): função de nutrição de outros tecidos, órgãos e sistemas.
  • Sanguíneo (rakta): oxigenação de todos os tecidos e órgãos vitais.
  • Muscular (mamsa): movimento para as articulações e mantém a força física do corpo.
  • Adiposo (meda): lubrificação dos tecidos.
  • Ósseo (asthi): estrutura do corpo.
  • Nervoso (majja): condução de informações para os impulsos motores e sensoriais.
  • Reprodutivo (shukra): reprodução.

Os dhatus podem ser afetados pelo desequilíbrio dos doshas e, consequentemente, aumentar as chances de doenças. Por isso, é tão importante marcar uma consulta com um médico ou terapeuta ayurvédico para entender o seu dosha predominante, para além de manter uma dieta específica, não viver em desarmonia e sempre perto de processo de adoecimento.

O principal tecido relacionado à kapha é o plasma; para a pitta, é o sangue; e, para vata, é o ósseo, por essa razão, existem doenças características para cada natureza dôshica. Profissionais da Ayurveda podem identificar o percurso dos dhatus até o dosha desencadeador da desordem.

  • Fale conosco, será um prazer atendê-lo(a)! Estamos à disposição.