Compreendendo o eu interior

Na perspectiva Ayurveda, cada indivíduo possui as suas particularidades e deve buscar alinhar-se com os ciclos da natureza. O enfoque principal se dá no equilíbrio do corpo, da alma e do espírito, que é facilitado com as descobertas dos doshas e o contato com a natureza.

Não existe uma pessoa igual à outra, por isso os desequilíbrios gerados e os fatores que levaram a eles são diferentes para cada um. É preciso buscar entender sua natureza e sua constituição dóshica e, com isso, criar uma Dinacharya adequada para você.

Para iniciar, é ideal saber qual é o dosha predominante. *Entre no link e faça o teste  http://blog.srisriayurveda.com.br/teste-qual-e-o-seu-dosha/ * Esse é o principal ponto para essa percepção e para que o comportamento da pessoa seja alinhado com suas próprias necessidades. Este fator contribui para compreender o eu interior e ouvir o que ele tem a dizer, vivendo em equilíbrio e felicidade. Afinal, saúde para a Ayurveda se trata do todo: a felicidade das células do corpo, da mente e do espírito.

Equilíbrio do corpo, da alma e do espírito - teste-do-dosha
Equilíbrio do corpo, da alma e do espírito – Teste do Dosha predominante

A natureza de cada pessoa é uma combinação de princípios físicos, comportamentais e mentais decorrente da relação do homem com o mundo. Portanto, a relação com o mundo vai ditar, também, como será a relação com ele mesmo.

Na Ayurveda, dois pontos são a base da vida: Purusha, princípio essencial; e Prakriti, a natureza física. A união desses dois é o que define todas as coisas. Quando se trata de Prakriti, a combinação entre dois doshas é definida no momento de fecundação e está inserida no DNA, dessa forma, caracterizando o jeito de ser das pessoas.

Saber os princípios da construção de si é a melhor forma de se compreender. As meditações, técnicas prayanas e asanas são outras formas de passar tempo consigo mesmo e entender o que o seu eu interior diz. Logo, é fundamental ir além do material e entender que o ser é mais importante e que tudo o que é mais necessário está dentro de cada um.

O mundo interior, o entendimento da consciência e de como tudo funciona é um passo  ideal para que ocorram as mudanças e canalizações de energia para os lugares certos dentro de si. Portanto, buscar um terapeuta ayurvédico para obter esses benefícios e viver com mais equilíbrio e bem-estar é essencial.