Pitta é um dos três doshas da medicina ayurvédica (Vata, Pitta e Kapha), os quais, são frequentemente, são traduzidos como “tipo biológico” ou constituição física. Todas as pessoas possuem os três, porém em proporções variadas. Um desequilíbrio nesta constituição física, Vata, Pitta e Kapha, pode desencadear doenças de caráter físico, mental e espiritual, por isso separamos para vocês alguns alimentos que podem equilibrar Pitta.

O dosha Pitta é a combinação do fogo com água. É o dosha mais quente, logo, tem a importante função de controlar o metabolismo e o fogo digestivo (Agni).

Diversos fatores podem agravar ou desequilibrar Pitta, como alimentos muito apimentados, incluindo pimenta-preta, cayenne e curry; frutas e vinhos ácidos; iogurtes; fumo; frituras e alimentos gordurosos (como pasta de oleaginosas); trabalhar próximo ao fogo ou expor-se ao Sol ou ao excesso de calor úmido (sauna úmida). A Ayurveda conta com diversas terapias para equilibrar os doshas, entre elas está a alimentação adequada para cada um.

Alimentos que podem equilibrar Pitta
Alimentos que podem equilibrar Pitta – Alimentos apimentados

Pessoas com desequilíbrio em Pitta devem evitar alimentos quentes, picantes, salgados e o excesso de condimentados, de sabores picante e ácido. O consumo de alimentos gordurosos, também, deve ser evitado, até mesmo as castanhas e nozes, que podem provocar enjoos e diarreia, bem como a ingestão de álcool, café e chás com cafeína.

Como medida terapêutica, recomendamos alimentos crus e frescos de sabores doce, amargo e adstringente. Saiba mais sobre os alimentos que equilibram Pitta:

– Frutas maduras e adocicadas: cereja, amora, tâmara, uva, laranja-lima, pera, figo, melão, manga, ameixa, coco, maçã e abacate.

– Chá de ervas (pode ser chá gelado): camomila, dente-de-leão, hortelã, neem, carqueja e capim-limão.

– Vegetais adocicados e amargos: aspargos, beterraba, brócolis, alface, cenoura, couve-flor, cogumelos, brotos, batatas, aipo, abóbora, espinafre, pepine e bardana.

– Condimentos (nunca em excesso e evitar os picantes): cominho, coentro, hortelã, salsa, cebolinha, sal de rocha, louro e açafrão.

Ainda, beber água à temperatura fresca pode dar a sensação de conforto para resfriar o calor interno que pode ser alto.