O primeiro semestre do ano acabou e mais uma vez, a maioria das pessoas deixam as promessas de ano novo para período seguinte. Uma das resoluções mais populares é sempre colocar em prática os hábitos que proporcionam uma vida saudável, começando sempre pelas mudanças na alimentação e prática de exercícios físicos. Porém, uma simples dieta de revista não basta para conseguir ser saudável; a boa notícia é que alcançar o objetivo de manter o corpo e a mente saudáveis na realidade não é tão difícil quanto parece, muito menos impossível: os pequenos hábitos do dia-a-dia garantem a diferença entre uma saúde ruim e uma vida plena, saudável e longínqua. O primeiro e mais importante passo é manter uma alimentação equilibrada, pois consumir alimentos naturais é a melhor maneira de prevenir a degradação da saúde física e mental. Por ser o primeiro, mais desafiador e principal passo para alcançar esta meta, listamos 6 razões para priorizar os alimentos naturais na sua alimentação diária e te motivar a ter hábitos saudáveis o quanto antes:

1 – Prevenção de doenças

Os alimentos naturais são caracterizados pela sua forma de produção, que não faz uso de agrotóxicos e outros componentes químicos nocivos à saúde para sua produção. Uma alimentação “limpa” destes aditivos e rica em nutrientes como proteínas, carboidratos, gorduras boas, vitaminas, fibras e proteínas é um investimento muito mais vantajoso do que medicamentos para prevenir doenças como:

  • diabetes;
  • alergias;
  • gastrite;
  • obesidade;
  • complicações cardiovasculares;
  • depressão e ansiedade;
alimentos naturais
6 razões para começar a consumir alimentos naturais o quanto antes

2 – Abasteça seu organismo com combustível de 

qualidade

Assim como os automóveis precisam de combustível de qualidade para funcionarem corretamente, o nosso organismo precisa de energia para desempenhar suas funções vitais. Se somos cuidadosos com a procedência do que abastecemos nossos meios de locomoção, precisamos ter o mesmo ou maior cuidado com o que ingerimos: a alimentação saudável funciona como o processo de abastecimento do corpo, pois é a fonte dos nutrientes e da energia necessária para vivermos. Alimentos naturais ricos em Ômega 3 aumentam a energia, sendo alguns deles:

  • Salmão, atum e sardinha;
  • Óleo de coco;
  • Gengibre;
  • Chia e linhaça;

3 – A consequência da alimentação saudável é o 

emagrecimento

 

Quem está batalhando contra a balança já deve saber que o primeiro passo é fazer uma reeducação alimentar, que é bem diferente de simplesmente seguir uma dieta por um determinado período de tempo. Quando substituímos hábitos prejudiciais por hábitos alimentares saudáveis, a saúde melhora e a redução da gordura acumulada torna-se apenas uma das diversas consequências positivas desta decisão.

4 – O segredo dos centenários (clique aqui)

É cientificamente comprovado que o segredo dos centenários para uma vida longa, plena e saudável é a prática de hábitos saudáveis, começando sempre por uma dieta baseada em alimentos naturais, que capacita o organismo em manter as doenças longe (sempre aliadas à prática de exercícios físicos e manutenção da saúde mental).

alimentos naturias
6 razões para começar a consumir alimentos naturais o quanto antes

5 – Durma melhor consumindo alimentos naturais

Comidas pesadas, sobretudo as que contém grande concentração de açúcar e gordura, dificultam muito o processo digestivo e impactam diretamente na qualidade do sono quando ingeridas à noite. Muitos alimentos naturais possuem propriedades calmantes, que ajudam a reduzir o ritmo do organismo e preparar a mente para um sono tranquilo, como:

  • chá de camomila com mel;
  • maracujá;
  • leite com aveia;
  • couve e alface;

6 – Melhora na qualidade de vida

O único modo de mudar a nossa vida é mudando nossos hábitos. Quando mudamos os hábitos alimentares, diversos aspectos mudam positivamente no corpo e na mente. O autocuidado que uma alimentação balanceada através do consumo de alimentos naturais apresenta vários aspectos positivos na autoestima e na relação com si, além dos bons resultados físicos como maior disposição e energia para cumprir as tarefas diárias.

alimentos naturais srisri ayurveda