A Dra. Nisha Manikantan, Diretora do Hospital e Laboratório Sri Sri Ayurveda e professora do Workshop Ayurveda, deu uma entrevista para a Revista Quem, explicando sobre a dieta ayurvédica e todos os benefícios para o organismo. Falou também como não só os nutrientes, mas, também, os sabores dos alimentos influenciam e proporcionam efeitos positivos no corpo. Confira sua entrevista:

Há milênios a medicina ayurvédica indiana tem existido e comprovado eficiência. Para quem deseja desintoxicar o organismo e perder aqueles quilinhos indesejados de maneira saudável e sem agressões, a Dra. Nisha Manikantan, Diretora do Hospital e Laboratório Sri Sri Ayurveda, explica exatamente os conceitos desta dieta, baseada em uma alimentação de fácil digestão e compatível com seu corpo

“Quando você pensa em dieta, ela deve prover nutrição e também ser assimilada facilmente. Isso significa que a maneira como os produtos são fabricados ou preparados também é importante. Ou seja, quando pensamos em nutrição na Ayurveda, existem duas partes principais: a primeira é a qualidade do alimento que você ingere e a segunda é a habilidade do seu corpo em digerir esse alimento e retirar dele o que é necessário”, explica a Dra. Nisha. 

Benefícios da dieta ayurvédica para o organismo - Medicina Ayurvédica
Benefícios da dieta ayurvédica para o organismo – Medicina Ayurvédica

O QUE É A MEDICINA AYURVÉDICA?
“O maior objetivo da dieta ayurvédica é promover felicidade, bem-estar e saúde. Porque seu bem-estar é intimamente conectado com sua dieta. Você é o que você come – esse ditado existe em todas as culturas. Para a Ayurveda, a qualidade do alimento não está limitada às características básicas como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, mas também considera os seis sabores e potência do alimento. Basicamente os seis sabores são: doce, salgado, ácido, amargo, adstringente e picante. E cada um desses sabores têm um efeito distinto no corpo. O sabor doce, por exemplo, é nutritivo; o sabor amargo é de cura. Cada um dos sabores tem um efeito distinto. E é por isso que a dieta ayurvédica foca em incluir todos os sabores nas refeições diárias — e  nem todos devem ser ingeridos na mesma quantidade”, diz.

“Os outros sabores são necessários em quantidade pequena. Isso faz com que a dieta seja completa. Além disso, algo muito importante é que o quanto mais integral for sua alimentação, melhor será a sua digestão. Se você refina e processa o alimento excessivamente com muitos químicos, como no caso daquilo que chamamos de “junk food”, isso não te fornece qualidades necessárias e pode desencadear diversas doenças.”

Portanto, a dieta Ayurveda foca na alimentação natural. Além disso, existem potências específicas, por exemplo: se no verão você consome alimentos com potencial de calor, aquecimento, isso não te fará bem. “No verão você precisa de alimentos que refrescam o corpo, enquanto que no inverno você precisa de alimentos que aquecem e sustentam. A combinação de todos esses fatores é o que chamamos de dieta ayurvédica”, diz.  

QUALQUER PESSOA PODE ADERIR?
“Sim, porque é basicamente a dieta tradicional. É o alimento normal, integral, fresco, orgânico (se possível) feito em casa, na forma dos pratos típicos do seu país. O Brasil é tão rico em frutas e vegetais de todo tipo!  A comida é naturalmente saborosa, mas esquecemos desse sabor porque estamos acostumados com alimentos muito processados e adicionados de produtos químicos, que alteram o sabor e muitas vezes geram dependência de algumas substâncias artificiais. Quando você tem o hábito de ingerir comida muito processada, seu paladar fica condicionado a estes sabores artificiais, gerando necessidade de mais e mais. Você fica preso a eles. Precisamos voltar às nossas origens para perceber que os alimentos integrais são naturalmente saborosos.” 

Benefícios da dieta ayurvédica para o organismo - Eficácia
Benefícios da dieta ayurvédica para o organismo – Eficácia

EFICÁCIA COMPROVADA
“Essa dieta é utilizada há milhares de anos tendo sido amplamente testada na prática. Digo isso em especial porque eu trato muitos pacientes com câncer; e vejo os efeitos da alimentação no corpo, gerando doenças crônicas não só como o câncer, mas também doenças auto-imunes. Os fertilizantes e químicos adicionados ao alimento são muito danosos; a esmagadora maioria desses aditivos geram toxinas no corpocontribuindo para a ocorrência do câncer. É por isso que esse aspecto é tão importante. A prevenção é sempre melhor que a cura; e a dieta é a melhor forma de prevenção. Todos esses fatores combinados tornam a dieta ayurvédica muito relevante em nosso momento histórico.”

Entendeu? Um exemplo prático: a ingestão em quantidade de alimentos/substâncias que estimulam, geram inquietação e agitação no corpo são os refrigerantes. Se você consome muito, isso pode gerar uma inquietação no seu sistema. Sua mente fica agitada e isso se reflete nas suas ações. Se você se alimenta com comida muito pesada ou com muito queijo, não vegetariana, isso gera muito peso ao corpo, e por aí vaí. 

COSMÉTICOS AYURVÉDICOS
“Os produtos ayurvédicos são produzidos em fábricas apropriadas; utilizamos a sabedoria antiga aliada à tecnologia moderna para converter as ervas em uma forma mais refinada, de forma que possam ser mais acessíveis. Na Sri Sri Ayurveda usamos ervas/plantas genuínas, o que torna os produtos mais eficazes, uma vez que elas são colhidas e selecionadas cuidadosamente — em cada passo do processo de produção há cuidados para manter as propriedades dessas ervas e plantas “, explica.  “Os regulares têm ingredientes químicos e os ayurvédicos são naturais e saudáveis, não agridem a pele, pois são feitos a partir de extratos de ervas/fitoterápicos e óleos prensados a frio. A qualidade do que você usa na pele é muito importante. O que você não pode comer, não deveria utilizar na pele. Isso porque o que se aplica na pele vai diretamente para a corrente sanguínea, assim como a comida que você ingere diariamente.” 

Fonte: http://revistaquem.globo.com/QUEM-Saude/noticia/2017/10/dieta-ayurvedica-entenda-como-ela-funciona-no-organismo.html